Busca avançada
Ano de início
Entree

DETECÇÃO DO HPV POR nPCR EM LEUCOPLASIAS BUCAIS : ESTUDO CASO-CONTROLE

Processo: 11/05499-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Glauco Issamu Miyahara
Beneficiário:Lígia Lavezo Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Leucoplasia   Infecções por Papillomavirus   Estomatologia   Biologia molecular

Resumo

A leucoplasia oral é considerada uma lesão cancerizável para o desenvolvimento do carcinoma espinocelular (CEC), e vários fatores de risco podem estar relacionados a essa carcinogênese, incluindo o papiloma vírus humano (HPV). O HPV é a principal causa do câncer de colo de útero, e seu papel na carcinogênese oral é ainda controverso. Na mucosa bucal tem sido feita a associação da leucoplasia oral com o HPV. Esse estudo tem como objetivo detectar a presença do DNA do HPV em amostras de tecidos fresco, saliva, plasma e células exfoliadas orais, extraídas de pacientes com e sem leucoplasia oral, analisadas através da técnica de nested PCR (nPCR). Para este estudo serão avaliados 30 pacientes portadores de leucoplasia oral e 30 pacientes selecionados de forma caso-controle. Será realizada a extração de DNA das amostras, e em seguida a sua amplificação através da PCR. Após confirmar a presença e integridade do DNA, será realizada a nPCR para detecção do HPV. Os resultados serão submetidos a análises estatísticas (Qui-quadrado ou Teste exato de Fisher).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, LIGIA LAVEZO; BIASOLI, EDER RICARDO; BERNABE, DANIEL GALERA; NUNES, CANIS MARONI; MIYAHARA, GLAUCO ISSAMU. Plasma HPV DNA is detectable in oral leukoplakia patients. PATHOLOGY RESEARCH AND PRACTICE, v. 213, n. 7, p. 759-765, 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Lígia Lavezo. Detecção do HPV por nPCR em leucoplasias bucais : estudo caso-controle. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.