Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação metabolômica da toxicidade da cocaína em camundongos, utilizando eletroforese capilar acoplada a espectrometria de massas.

Processo: 11/13161-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Marina Franco Maggi Tavares
Beneficiário:Lucas André Lobo Gomes
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Eletroforese capilar   Cocaína   Toxicidade   Metaboloma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cocaína | Eletroforese Capilar | Espectrometria de massas | Metaboloma | Toxicidade | Análises Toxicológicas

Resumo

O consumo de cocaína vem sendo estudado há décadas devido aos danos que ela causa tanto à pessoa quanto à sociedade. Segundo a ONU, o consumo de cocaína permeia todas classes socioeconômicas e o Brasil constitui o maior mercado de cocaína na América do Sul, além de deter também o segundo maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Todavia, os estudos neste âmbito focam os efeitos do abuso desta droga, deixando os usuários prevalentes não abusivos fora quanto aos danos latentes gerados. A fim de gerar um método screening, cobrindo uma ampla gama de substâncias, a metabolômica entra para auxiliar a toxicologia com uma análise global dos metabólitos em bioflúidos, a fim de gerar um mapa compreensivo de alterações do toxicante. São recomendados na literatura muitos métodos sensíveis de análise, mas nenhum deles contempla uma análise global de metabólitos endógenos - ou, especificamente, da cocaína e todos os cinco metabolitos em uma análise única. Devido ao alto poder de resolução e à melhor capacidade de separação, a Eletroforese Capilar (CE) ganhou popularidade dentro do cenário forense. Em particular, seu acoplamento com a espectrometria de massas (MS) permite a análise de praticamente todas as classes de compostos, como recomendado em estudos envolvendo amostras biológicas complexas. Neste trabalho, as alterações metabolômicas causadas pela cocaína, em diversas dosagens, serão acessadas em amostras de urina de ratos, utilizando CE-MS como ferramenta analítica, de forma sistemática, evidenciando alterações na homeostase metabólica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Lucas André Lobo. Investigação metabolômica da toxicidade da cocaína em ratos submetidos à privação de sono, utilizando cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.