Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da Membrana de Poli(Vinilideno-Trifluoretileno)/Titanato de Bário sobre a Formação Óssea em Defeitos Criados em Calvárias de Ratos

Processo: 11/13623-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Márcio Mateus Beloti
Beneficiário:Helena Bacha Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/01622-5 - Análise da expressão em larga escala de microRNAs nas amostras de RNA obtidas do tecido ósseo formado em contato com as membranas de PVDF e PTFE, BE.EP.MS
Assunto(s):Implantodontia   In vivo   Histomorfometria   Osso e ossos   Expressão gênica

Resumo

O estabelecimento dos princípios biológicos da engenharia de tecidos tem contribuído para o desenvolvimento de membranas a serem aplicadas neste tipo de terapia que, em odontologia, tem sido empregada em situações clínicas diversas como tratamentos com implantes dentários, aumento de rebordo alveolar e reparo de defeitos ósseos de origem traumática e patológica. Nosso grupo de pesquisa realizou experimentos in vitro comparando a membrana obtida pela associação do polímero de poli(vinilideno-trifluoretileno) e da cerâmica de titanato de bário (P(VDF-TrFE)/BT) à membrana de politetrafluoretileno (PTFE). Os resultados mostraram que a maioria dos parâmetros avaliados, todos envolvidos em regeneração tecidual, exibe valores favoráveis à membrana de P(VDF-TrFE)/BT para as diferentes linhagens celulares estudadas (osteoblastos, fibroblastos e queratinócitos). Neste contexto, o objetivo do presente projeto é avaliar in vivo a resposta do tecido ósseo à membrana de P(VDF-TrFE)/BT e compará-la à membrana de PTFE (controle) . Para isso, serão criados defeitos ósseos (5 mm de diâmetro) em calvária de ratos Wistar machos (peso 200-250 g), distribuídos em três grupos com relação à utilização ou não de membranas nos defeitos ósseos: (1) membrana de P(VDF-TrFE)/BT; (2) membrana de PTFE; (3) nenhum tipo de membrana. Ao final de 4 e 8 semanas os animais serão sacrificados e serão realizados os seguintes ensaios: (1) análise tomográfica (micro-CT) dos defeitos previamente criados; (2) análises histológica e histomorfometria com base em cortes histológicos não-descalcificados; (3) PCR em tempo real para detecção de RNAm para os marcadores ósseos, runt-related transcription fator 2 (RUNX2), fosfatase alcalina (ALP), sialoproteína óssea (BSP), osteocalcina (OC), osteoprotegerina (OPG), receptor activator of nuclear factor-kappa B ligand (RANKL) e receptor activator of nuclear factor-kappa B ligand (RANK). Estes marcadores ósseos serão também detectados em amostras de tecido ósseo retiradas da calvária no momento da cirurgia para a colocação das membranas com o objetivo de comparar o osso neoformado sobre as membranas com o tecido ósseo previamente existente. O número de amostras para cada grupo em cada tempo experimental será 5 (n=5) com exceção do grupo que não receberá membrana (n=3). Os testes estatísticos para analisar os resultados numéricos serão selecionados de acordo com a distribuição das amostras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, HELENA B.; FERRAZ, EMANUELA P.; ALMEIDA, ADRIANA L. G.; FLORIO, PEDRO; GIMENES, ROSSANO; ROSA, ADALBERTO L.; BELOTI, MARCIO M. Participation of MicroRNA-34a and RANKL on bone repair induced by poly(vinylidene-trifluoroethylene)/barium titanate membrane. JOURNAL OF BIOMATERIALS SCIENCE-POLYMER EDITION, v. 27, n. 13, p. 1369-1379, 2016. Citações Web of Science: 4.
LOPES, HELENA B.; SANTOS, THIAGO DE S.; DE OLIVEIRA, FABIOLA S.; FREITAS, GILEADE P.; DE ALMEIDA, ADRIANA L. G.; GIMENES, ROSSANO; ROSA, ADALBERTO L.; BELOTI, MARCIO M. Poly(vinylidene-trifluoroethylene)/barium titanate composite for in vivo support of bone formation. JOURNAL OF BIOMATERIALS APPLICATIONS, v. 29, n. 1, p. 104-112, JUL 2014. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Helena Bacha. Efeito da membrana de Poli(vinilideno-trifluoretileno)/titanato de bário sobre a formação óssea em defeitos criados em calvárias de ratos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.