Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos das vias de sinalização que impactam na atividade da enzima glutaminase

Processo: 11/13981-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Sandra Martha Gomes Dias
Beneficiário:Carolline Fernanda Rodrigues Ascenção
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/10875-9 - Estudos celulares e bioquímicos da enzima glutaminase e sua relação com o câncer, AP.JP
Assunto(s):Glutaminase   Neoplasias   Efeito Warburg

Resumo

A proliferação celular comanda os processos de embriogênese e de crescimento do organismo, sendo essencial para a correta função de vários tecidos adultos. Apesar de ser importante para a homeostase do organismo, a sua desregulação compõe a força motriz do desenvolvimento tumoral. Somente nos últimos dez anos começou a ser evidenciada a relação entre as vias de tradução de sinais estimuladas por fatores de crescimento e a reorganização da atividade metabólica, a qual precisa priorizar a biossíntese e o aumento da biomassa, processos essenciais para a divisão celular. Em células tumorais, o consumo de glutamina é aumentando concomitante com o aumento da atividade de glutaminase nestas células. Três isoenzimas de glutaminase são expressas na maioria dos tecidos (liver-type glutaminase, kidney-type glutaminase e glutaminase C), todavia pouco se sabe sobre a necessidade específica de cada uma delas para o metabolismo tumoral. Resultados obtidos no laboratório onde esta proposta se insere indicam que glutaminase C é a isoforma mitocondrial, sendo esta, dentre as três isoformas, a mais responsiva ao ativador fosfato inorgânico. Mais, seus níveis de mRNA e protéicos são aumentados por soro fetal bovino e inibidos por um inibidor de NF-ºB. Na utilização de um anticorpo específico para a GAC, especialmente formulado para este projeto, um padrão interessante revela o aparecimento de uma terceira banda mais pesada na linhagem de câncer de mama mais agressiva MDA-MB 231 em comparação com SKBR3 e epitélio normal HMEC. Esta banda também está presente na linhagem de câncer de próstata DU145 e ausente na linhagem PC-3. PC-3, diferente das outras, é PTEN-, possuindo a via da PI3K superestimulada. O objetivo deste projeto é o entendimento de quais vias de sinalização impactam na atividade de glutaminase de células proliferativas. De especial interesse para nós é a regulação dos níveis de mRNA, protéicos e da atividade da glutaminase C por elementos da via do NFºB, da PI3K e também da AMPK, um regulador dos níveis de energia celular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE GUZZI CASSAGO, CAROLINA APARECIDA; DIAS, MARILIA MEIRA; PINHEIRO, MATHEUS PINTO; PASQUALI, CAMILA CRISTINA; SILVA BASTOS, ALLINY CRISTINY; ISLAM, ZEYAUL; CONSONNI, SILVIO ROBERTO; DE OLIVEIRA, JULIANA FERREIRA; GOMES, EMERSON MACHI; RODRIGUES ASCENCAO, CAROLLINE FERNANDA; HONORATO, RODRIGO; PAULETTI, BIANCA ALVES; INDOLFO, NATHALIA DE CARVALHO; RIBEIRO FILHO, HELDER VERAS; LOPES DE OLIVEIRA, PAULO SERGIO; MIGLIORINI FIGUEIRA, ANA CAROLINA; PAES LEME, ADRIANA FRANCO; BERTELI AMBROSIO, ANDRE LUIS; GOMES DIAS, SANDRA MARTHA. Glutaminase Affects the Transcriptional Activity of Peroxisome Proliferator-Activated Receptor gamma (PPAR gamma) via Direct Interaction. BIOCHEMISTRY, v. 57, n. 44, p. 6293-6307, NOV 6 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.