Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão hepática de microRNAs relacionados ao metabolismo lipídico na prole de camundongos com obesidade induzida por dieta

Processo: 11/13947-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Adriana Souza Torsoni
Beneficiário:Rafaela Benatti de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):MicroRNAs   Obesidade

Resumo

A obesidade tem adquirido características de epidemia e os números mais recentes indicam um aumento expressivo da prevalência da obesidade entre os mais jovens. Os mesmos números que indicam o aumento da obesidade também apontam um aumento significante de indivíduos portadores de diabetes do tipo II. Sabe-se atualmente que ambas as patologias apresentam uma resposta metabólica característica, que leva a uma alteração na síntese de lipídeos e na homeostase da glicose. O uso de dietas hiperlipídica (DH) é responsável pelo aumento da massa adiposa, através da formação e maturação de adipócitos, predispõe a um maior depósito de triglicérides hepáticos e ativa a expressão de microRNAs relacionados aos efeitos metabólicos observados. Apesar de estudos apontarem para os efeitos do uso de DH durante a gestação, poucos estudos têm procurado entender como os danos se iniciam na célula. Nós acreditamos que a prole de mães obesas apresenta alteração na expressão gênica que possa ativar a síntese de lipídeos (ácidos graxos e colesterol), assim como inibir a oxidação dos mesmos, resultando no desenvolvimento de um "fenótipo metabólico" alterado, ou simplesmente "imprint metabólico", característico de aumento no depósito de gordura no fígado, aumento da massa adiposa e desequilíbrio entre o gasto e o consumo energético. Para testar esta hipótese serão avaliados parâmetros bioquímicos séricos, a ativação de proteínas no fígado que indiquem principalmente alterações no metabolismo lipídico e a expressão de microRNAs hepáticos que participam do controle metabólico do órgão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENATTI, R. O.; MELO, A. M.; BORGES, F. O.; IGNACIO-SOUZA, L. M.; SIMINO, L. A. P.; MILANSKI, M.; VELLOSO, L. A.; TORSONI, M. A.; TORSONI, A. S. Maternal high-fat diet consumption modulates hepatic lipid metabolism and microRNA-122 (miR-122) and microRNA-370 (miR-370) expression in offspring. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, v. 111, n. 12, p. 2112-2122, JUN 28 2014. Citações Web of Science: 51.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Rafaela Benatti de. Avaliação da expressão hepática de microRNAs relacionados ao metabolismo lipídico na prole de camundongos com obesidade induzida por dieta. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.