Busca avançada
Ano de início
Entree

Metáforas visuais alternativas para "layouts" gerados por projec"oes multidimensionais

Processo: 11/14165-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Aurea Rossy Soriano Vargas
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Visualização de informação

Resumo

Os layouts gerados por técnicas de projeção multidimensional servem de base para diferentes metáforas de visualização que são aplicáveis a diversos tipos de dados. A questão de como representar visualmente o layout de modo a favorecer a interação do usuário tem sido relativamente pouco explorada. Representações usuais são nuvens de pontos no espaço bidimensional, em que circulos ou pontos representam uma instância; ou grafos 2D, em que os vértices representam instâncias e arestas representam relações de vizinhança. O objetivo deste projeto de mestrado é investigar metáforas alternativas à representações por grafos e nuvens de pontos para a visualização desses layouts. Buscamos uma representação interativa que proporcione uma transição suave entre diferentes níveis de detalhe, partindo de uma visão global dos grupos de dados e chegando no nível de informação local desejado pelo usuário, capaz de revelar relacionamentos relevantes dentro de sub-grupos de interesse.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARGAS, Aurea Rossy Soriano. Metáforas visuais alternativas para layouts gerados por projeções multidimensionais: um estudo de caso na visualização de músicas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.