Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção mitocondrial de espécies reativas de oxigênio na presença de inibição parcial do complexo i: efeito de diferentes estados metabólicos

Processo: 11/14229-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Roger Frigério Castilho
Beneficiário:Luiz Guilherme Michelini Bueno
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mitocôndrias   Espécies de oxigênio reativas   Rotenona   Degeneração neural   Doença de Parkinson

Resumo

O objetivo deste Projeto é contribuir para o entendimento da neurodegeneração que ocorre na doença de Parkinson (DP). Nesta doença a alteração neuropatológica predominante é uma degeneração progressiva de neurônios dopaminérgicos da substância negra pars compacta, com formação de inclusões citoplasmáticas ricas em alfa-sinucleína e ubiquitina, denominadas de corpos de Lewy. Estudos postmortem em pacientes portadores da DP evidenciaram uma diminuição na atividade do complexo I da cadeia respiratória mitocondrial. Essa disfunção na atividade do complexo I pode ocasionar déficit na produção de ATP, estímulo da produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) e aumento da sensibilidade a um desbalanço redox. Notadamente, o tratamento crônico de ratos com rotenona, um conhecido inibidor do complexo I, acarreta degeneração dopaminérgica nigroestriatal e formação de corpúsculos intracelulares ricos em alfa-sinucleína e ubiquitina em neurônios da substância negra, constituindo um interessante modelo experimental para a DP. Pretendemos estudar o impacto da inibição parcial do complexo I mitocondrial, induzida por rotenona, em mitocôndrias sinápticas e não-sinápticas (in vitro), sinaptossomas (in situ) e em ratos tratados com rotenona (in vivo), avaliando o estímulo na produção de EROs em diferentes estados metabólicos, de um estado de repouso até o de máximo estímulo da fosforilação oxidativa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELINI, LUIZ G. B.; FIGUEIRA, TIAGO R.; SIQUEIRA-SANTOS, EDILERIE S.; CASTILHO, ROGER F. Rotenone exerts similar stimulatory effects on H2O2 production by isolated brain mitochondria from young-adult and old rats. Neuroscience Letters, v. 589, p. 25-30, MAR 4 2015. Citações Web of Science: 4.
MICHELINI, LUIZ G. B.; BENEVENTO, CARLOS E.; ROSSATO, FRANCO A.; SIQUEIRA-SANTOS, EDILENE S.; CASTILHO, ROGER F. Effects of Partial Inhibition of Respiratory Complex I on H2O2 Production by Isolated Brain Mitochondria in Different Respiratory States. Neurochemical Research, v. 39, n. 12, p. 2419-2430, DEC 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.