Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da transidrogenase mitocondrial na resposta metabólica à restrição calórica e desacoplamento mitocondrial em camundongos

Processo: 11/14521-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Helena Coutinho Franco de Oliveira
Beneficiário:Juliana Cristine Rovani Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adiposidade   Restrição calórica

Resumo

A síndrome metabólica vem crescendo rapidamente em todo mundo e é caracterizada pela presença de no mínimo três distúrbios metabólicos associados dentre obesidade, dislipidemia, hipertensão, intolerância à glicose e/ou resistência à insulina. A restrição calórica (RC), que causa aumento de longevidade e redução de risco de doenças crônicas, tem sido estudada no intuito de prevenir e tratar estes distúrbios metabólicos. Nossos resultados recentes demonstraram que os camundongos hipercolesterolêmicos deficientes do receptor de LDL (LDLR0) submetidos à restrição calórica apresentaram melhora na intolerância à glicose, porém piora do perfil lipídico plasmático e de massa adiposa. No entanto, estes camundongos apresentam, além da deficiência de receptor de LDL, outra alteração genética no gene da transidrogenase de nucleotídeo de nicotinamida (NNT) mitocondrial. Esta mutação tem sido apontada como responsável por variações de respostas metabólicas em animais geneticamente manipulados com diferentes backgrounds genéticos. Deste modo, o objetivo do presente trabalho será avaliar se os efeitos prejudiciais da RC observados nos LDLR0 foram respostas vinculadas ao defeito genético específico que causa hipercolesterolemia ou se estão também presentes em animais normolipidêmicos, porém com deficiência de NNT. Além disso, usaremos um tratamento com dinitrofenol (DNP) considerado mimético da RC, cujo alvo de ação é a mitocôndria. Para tal, usaremos camundongos isogênicos C57BL6/uni (NNT intacta) oriundos do CEMIB-Unicamp e camundongos C57BL6/J (mutantes para NNT) provenientes do Jackson Laboratory, nos quais observamos diferenças macroscópicas quanto à adiposidade. Além destes grupos, iremos trabalhar também com camundongos heterogenéticos Swiss oriundos do CEMIB, considerados, assim como os anteriores, suscetíveis à obesidade, diabetes e aterosclerose induzidas por dieta.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Juliana Cristine Rovani. Papel da transidrogenase de nucleotídeo de nicotinamida mitocondrial (NNT) sobre a homeostase glicêmica e lipídica : estudo em camundongos da linhagem C57BL6. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.