Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da diversidade genômica de isolados geográficos do nucleopoliedrovírus de Anticarsia gemmatalis (AgMNPV)

Processo: 11/14537-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Paolo Marinho de Andrade Zanotto
Beneficiário:Anderson Fernandes de Brito
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Baculoviridae

Resumo

Os baculovírus possuem muitas características biológicas únicas entre os vírus de DNA: (i) dois fenótipos virais (Budded virus e Occlusion-Derived Virus) com distintas dinâmicas de infecção e diferentes morfologias de vírions; (ii) forma viral oclusa em matriz protéica (poliedro); (iii) genoma codificando mais de 100 ORFs. Estes entre outros aspectos morfológicos e moleculares fazem deles um modelo de estudo que desperta muito interesse, gerando importantes descobertas que repercutem em diversas áreas da ciência básica, como a virologia e a biologia molecular. Sob o ponto de vista aplicado, os estudos da família Baculoviridae têm gerado importantes resultados para as áreas de biotecnologia (expressão de proteínas heterólogas) e saúde (terapia gênica). No entanto, no Brasil, é na esfera de atividade agrícola que os baculovírus têm se mostrado eficientes agentes de controle biológico de pragas da agricultura. O baculovírus Anticarsia gemmatalis Multiple Nucleopolyhedrovirus (AgMNPV) tem sido utilizado desde a década de 80 como bioinseticida para controle de populações de lagarta-da-soja (A. gemmatalis) em cultivos de soja. Em 2006, foi sequenciado em nosso laboratório o genoma do protótipo AgMNPV-2D, o genótipo viral prototípico da espécie, empregado como bioinseticida viral. Este projeto de análise da diversidade genômica tem como objetivos principais: (i) identificar polimorfismos em seqüências codificantes e reguladoras da expressão gênica; (ii) avaliar as diferenças de organização e composição gênica na metapopulação de AgMNPV; (iii) identificar possíveis mecanismos de variação genômica entre os isolados selvagens; (iv) buscar por novos genes. Com este intuito, 17 populações virais de AgMNPV de diferentes épocas e regiões geográficas terão seus genomas seqüenciados por meio da tecnologia next-generation de seqüenciamento de DNA (pirosequenciamento).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BRITO, ANDERSON FERNANDES; BRACONI, CARLA TORRES; WEIDMANN, MANFRED; DILCHER, MEIK; PEREIRA ALVES, JOAO MARCELO; GRUBER, ARTHUR; DE ANDRADE ZANOTTO, PAOLO MARINHO. The Pangenome of the Anticarsia gernmatalis Multiple Nucleopolyhedrovirus (AgMNPV). GENOME BIOLOGY AND EVOLUTION, v. 8, n. 1, p. 94-108, JAN 2016. Citações Web of Science: 4.
VILLABONA-ARENAS, CHRISTIAN JULIAN; DE BRITO, ANDERSON FERNANDES; DE ANDRADE ZANOTTO, PAOLO MARINHO. Genomic mosaicism in two strains of dengue virus type 3. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 18, p. 202-212, AUG 2013. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Anderson Fernandes de. Análise da diversidade genômica de isolados geográficos do nucleopoliedrovírus de Anticarsia gemmatalis (AgMNPV).. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.