Busca avançada
Ano de início
Entree

Consórcios intermunicipais: alternativa para o manejo integrado dos resíduos sólidos na região centro-sul do ceará.

Processo: 11/14583-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Manuel Baldomero Rolando Berrios Godoy
Beneficiário:José Laécio de Moraes
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)   Resíduos sólidos

Resumo

A geração de resíduos sólidos tem aumentado consideravelmente e, o seu descarte inadequado, ocasionado sérios problemas ambientais, sanitários, sociais e econômicos. No Brasil inúmeros municípios não possuem infraestrutura que ofereça a adequada disposição final dos seus resíduos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral propor um modelo de gestão para os resíduos sólidos urbanos de municípios de pequeno porte, com ênfase na gestão compartilha através dos consórcios intermunicipais. A área de estudo desta pesquisa compreende nove municípios que constituem parte da Região Centro-Sul do estado do Ceará, justifica-se a escolha desta área pelo fato de não haverem, até o dado momento, estudos desta natureza na região. O procedimento metodológico envolve quatro etapas que, constituem-se basicamente na caracterização dos modelos de gestão e de sua aplicabilidade; caracterização e definição de cenários atuais dos municípios da área em estudo; a análise das informações obtidas mediante a tabulação dos dados para confrontá-los com os cenários identificados no diagnóstico, isolando assim o modelo mais adequado; e a adaptação deste modelo para a área de estudo. A gestão dos resíduos sólidos carece de responsabilidade política e ações concretas que a viabilizem na esfera municipal. Assim sendo, espera-se que a realização desta pesquisa possibilite a utilização e aplicabilidade do modelo de gestão consorciada e que este possa servir de auxílio metodológico para estudos futuros relacionados com o tema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Consórcios intermunicipais: alternativa para o manejo integrado dos resíduos sólidos na região centro-sul do Ceará. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.