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Influência do formato da descrição do produto sobre o julgamento do consumidor

Processo: 11/14622-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:José Mauro da Costa Hernandez
Beneficiário:Mayara Gonçalves Leite
Instituição-sede: Campus de Liberdade. Centro Universitário da FEI (UNIFEI). Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O processo de decisão de compra é afetado por uma série de fenômenos cognitivos característicos do indivíduo como, por exemplo, emoções, experiência de vida e seu estado mental. Dada a complexidade de compreensão desses fenômenos, este projeto de pesquisa apresenta uma proposta de estudo no campo do comportamento do consumidor que pretende ampliar o conhecimento sobre os fatores que devem ser considerados quando da modelagem da comunicação para os consumidores. Sua pretensão é examinar se o formato da descrição de um produto interfere na avaliação feita pelos indivíduos, levando em consideração os seus distintos estados mentais. Para isso, este projeto revisa o arcabouço teórico dos Estados Mentais, da Teoria do Nível de Representação e sobre a Descrição dos Atributos dos Produtos. O foco é entender o relacionamento entre o estado mental do indivíduo e o seu julgamento sobre o produto. Esse projeto apresenta também hipóteses baseadas na teoria que pretendem ser testadas através de métodos experimentais relatados na seção de metodologia.