Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição da proforma contrastiva 'ele mesmo' no português brasileiro

Processo: 11/14819-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Elaine Bicudo Grolla
Beneficiário:Renato Caruso Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Anáfora   Português do Brasil

Resumo

Nosso trabalho pretende investigar o processo de aquisição, no PB, da proforma 'ele mesmo', entendendo que, ao desempenhar uma função anafórica em oração com predicado de inesperada reflexividade, a forma complexa ele mesmo cumpre um papel enfático, contrastivo ou focalizador, ao contrário do que ocorre com a forma simples 'ele'. Defendemos, portanto, que o uso das marcas de co-indexação nos enunciados que abriguem a proforma sob análise, com relação ao antecedente recuperado por ela, deve ser compreendido como regulado por leis de ordem semântico-pragmática - que, como sabemos, são adquiridas mais tardiamente pelos falantes nativos das línguas naturais - e não por Princípios sintáticos como aqueles previstos na Teoria da Ligação de Chomsky (1981). Nossa proposta é a de dar continuidade ao estudo iniciado por Grolla (no prelo), concentrando nossa atenção no aspecto marcado do 'ele mesmo' - em oposição ao não-marcado do 'ele' - nas orações onde haja uma reflexividade considerada surpreendente, aprofundando as investigações sobre o tema que, sempre preocupadas em fornecer novas descobertas para a área de aquisição de linguagem, também abrangerão outras áreas da linguística, tais como sintaxe, semântica e pragmática, dada a natureza gramatical polêmica dos componentes linguísticos a serem investigados. Também novas pesquisas experimentais serão aplicadas, com metodologia diferente daquela usada por Grolla, para que novos e mais abundantes dados possam basear nossas conclusões que confirmarão as da autora ou proporão reformulações a elas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Renato Caruso. Aquisição da proforma \"ele mesmo\" no português brasileiro. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.