Busca avançada
Ano de início
Entree

Wikis semânticos: da web social para a Web Semântica

Processo: 11/15085-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Beneficiário:Jaider Andrade Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília, SP, Brasil
Assunto(s):Web semântica

Resumo

Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, a Ciência da Informação viu-se obrigada a repensar a postura tradicional de gerenciamento informacional. O hipertexto, advindo principalmente por meio do ambiente Web, elevou ainda mais a complexidade do tratamento informacional. A popularização da Internet fez surgir uma nova fase da Web: a Web 2.0 ou Web social, sendo uma de suas características a crescente utilização de sistemas wiki para o gerenciamento informacional de forma colaborativa. Idealizada por Tim Berners-Lee, surge a proposta da Web semântica, na qual as máquinas são capazes de analisar os dados presentes na rede. Nesse contexto surgem os wikis semânticos, caracterizados por fazerem uso das tecnologias da Web semântica. Diante disso, considera-se que a Ciência da Informação, que já se preocupa com o desenvolvimento da Web social e da Web semântica, deve também se preocupar com os ambientes sociais semânticos, como é o caso dos wikis semânticos. Assim, por meio da pesquisa descritiva e exploratória, objetiva-se explorar, analisar e apresentar as características dos wikis semânticos com enfoque nas atividades de representação, recuperação e intercâmbio de informações apoiadas em tecnologias da Web semântica, visando favorecer o entendimento, a discussão, a recomendação e o uso dessas tecnologias em ambientes informacionais digitais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JAIDER ANDRADE FERREIRA. Wikis semânticos : da Web para a Web semântica. 2014. 130 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.