Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da infusão do lactato sobre a atividade do eixo gh-igf-i em ratos

Processo: 11/14961-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Rafael Barrera Salgueiro
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Condicionamento físico animal   Lactatos   Ratos

Resumo

O lactato é um sal resultante da conversão de piruvato e catalisado pela enzima lactato desidrogenase após o processo de metabolização da glicose, sendo responsável pela reoxidação do NADH e captura dos íons H+ acumulados durante a glicólise, por via anaeróbica, no citossol. Além do tamponamento intramuscular e sua utilização como substrato para a gliconeogênese no fígado, suas ações fisiológicas são pouco estudadas. Rotineiramente, este sal é mensurado pelos fisiologistas esportivos como um parâmetro metabólico na identificação de fadiga muscular e como uma resposta ao incremento da intensidade durante o exercício físico. Simultaneamente a isso, os níveis de GH circulantes na corrente sanguínea se apresentam elevados durante a atividade física. No entanto, os mecanismos moleculares envolvidos nesta liberação também não estão totalmente elucidados. Sabe-se que a secreção desse hormônio é responsiva a queda da glicemia e aos altos níveis de estresse causado pelo exercício físico intenso. Contudo, estudos sugerem que as altas concentrações séricas do lactato são responsáveis por desencadear diversas respostas fisiológicas desta condição, tais como: a melhoria da atividade cognitiva, produção de fatores neurotróficos e estimulação da liberação dos hormônios hipofisários (possivelmente o GH). A proposta do trabalho é mimetizar as repostas específicas dos diferentes graus de intensidades na atividade física por meio da infusão endovenosa de várias concentrações de lactato e avaliar o seu efeito sobre a atividade do eixo somatotrófico, com o objetivo de identificar se há uma via de ativação exclusiva da síntese e secreção de GH induzidas por essa condição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALGUEIRO, RAFAEL BARRERA; PELICIARI-GARCIA, RODRIGO A.; BUONFIGLIO, DANIELLA DO CARMO; PERONI, CIBELE NUNES; NUNES, MARIA TEREZA. Lactate activates the somatotropic axis in rats. GROWTH HORMONE & IGF RESEARCH, v. 24, n. 6, p. 268-270, DEC 2014. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALGUEIRO, Rafael Barrera. Efeito da infusão do lactato sobre a atividade do eixo GH-IGF-I em ratos.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.