Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia de Capacitância de nano-agregados metálicos selecionados em massa

Processo: 11/15018-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Varlei Rodrigues
Beneficiário:Kevin Liu Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Nanociência   Espectroscopia

Resumo

O estudo de nanossistemas tem adquirido grande importância na comunidade científica e um dos sistemas que se destaca e o dos nano-agregados atômicos: nanopartículas com 2 - 10^7 átomos, com composição e formas variadas. Devido ao seu tamanho reduzido, efeitos quânticos e de superfície definem preponderantes as suas propriedades de tal forma que elas são muito diferentes de seus equivalentes macroscópicos. Umas das informações imprescindíveis para a compreensão do comportamento de uma partícula, com número de átomos e composição definidos, é a sua estrutura eletrônica. Além disso, se pudermos aprender como a estrutura eletrônica se modifica com o número de átomos do agregado, deveremos ser capazes de prever comportamentos e principalmente projetar partículas que são prováveis candidatos para terem certas propriedades de interesse, ou seja, fazer engenharia de nanossistemas. A espectroscopia de capacitância é uma técnica que já vem sendo usada com sucesso para este tipo de estudos em pontos quânticos, em nanotubos de carbono e em nanofios semicondutores. No caso do estudo em nanopartículas, a sua aplicação depende de uma amostra onde temos majoritariamente partículas similares, pois o espectro irá refletir a capacitância de todos os nanossistemas que compões amostra. No caso de agregados metálicos temos interesse em estudar amostras monodispersas, preparadas por espectroscopia de massa em um instrumento desenvolvido em nosso grupo. Isto resolve o problema de termos partículas similares sendo amostradas e também oferece a vantagem de termos o sinal mensurável. Assim, o objetivo deste projeto é o estudo da estrutura eletrônica de agregados selecionados em massa usando para isto a espectroscopia de capacitância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Kevin Liu. . 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.