Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da fauna de macroinvertebrados em córregos de cerrado do estado de são paulo.

Processo: 11/15077-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Alaide Aparecida Fonseca Gessner
Beneficiário:Victor Satoru Saito
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Áreas de conservação   Métrica   Cerrado   Monitoramento biológico

Resumo

Os macroinvertebrados aquáticos são reconhecidos como uma confiável ferramenta de biomonitoramento da qualidade da água e são utilizados em programas de monitoramento ambiental em diversos países. No Brasil, alguns órgãos governamentais também utilizam este instrumento para o monitoramento rotineiro da qualidade das águas continentais. A avaliação ambiental utilizando os macroinvertebrados aquáticos é feita comparando-se valores de métricas entre as comunidades de áreas impactadas e condições de referência, onde encontra-se a biodiversidade na ausência de impactos antrópicos. As condições de referência possuem uma amplitude regional e podem ser aplicadas apenas para a área na qual o monitoramento é desenvolvido, portanto em geral este aplica-se a ecoregiões ou bacias hidrográficas. No Estado de São Paulo foi desenvolvida pela CETESB uma metodologia de biomonitoramento com macroinvertebrados para represas e rios de grande porte e para o monitoramento dos córregos de baixa ordem o Estado ainda carece de estudos para a criação uma metodologia específica. Em um dos poucos estudos realizados em córregos de baixa ordem do Estado de São Paulo, Suriano (2008) caracterizou condições de referência para riachos inseridos em áreas de Mata Atlântica. Já no Cerrado, outro domínio de grande importância e extensão no Estado, não há trabalhos que abordem as condições de referência. Diante dessas lacunas insere-se esta proposta de mestrado. Para isto estão sendo realizadas coletas de dados ambientais e de macroinvertebrados em diversos córregos em áreas protegidas e impactadas no Cerrado. Este trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar a diversidade de macroinvertebrados aquáticos em córregos de baixa ordem sob diferentes usos de solo e graus de antropização em áreas do domínio Cerrado. Os resultados deste projeto servirão como subsídios para programas de monitoramento ambiental que envolvam a ecoregião de Cerrado de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAITO, VICTOR S.; SIQUEIRA, TADEU; FONSECA-GESSNER, ALAIDE AP. Should phylogenetic and functional diversity metrics compose macroinvertebrate multimetric indices for stream biomonitoring?. Hydrobiologia, v. 745, n. 1, p. 167-179, FEB 2015. Citações Web of Science: 18.
VICTOR SATORU SAITO; ALAÍDE APARECIDA FONSECA-GESSNER. Taxonomic composition and feeding habits of Chironomidae in Cerrado streams (Southeast Brazil): impacts of land use changes. Acta Limnol. Bras., v. 26, n. 1, p. 35-46, Mar. 2014.
SAITO, VICTOR S.; MAZAO, GUSTAVO R. Macroinvertebrates under stochastic hydrological disturbance in Cerrado streams of Central Brazil. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 102, n. 4, p. 448-452, DEC 30 2012. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.