Busca avançada
Ano de início
Entree

Óxido nítrico e transição de permeabilidade mitocondrial em camundongos hipercolesterolêmicos: possível papel da NADP-Transidrogenase

Processo: 11/15101-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Aníbal Eugênio Vercesi
Beneficiário:Audrey de Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Aterosclerose

Resumo

O óxido nítrico (NO) é considerado uma molécula anti-aterogênica por suas múltiplas ações na manutenção da integridade vascular. No entanto, quando este reage com o radical superóxido produzido em condições de estresse oxidativo, gera peroxinitrito, uma molécula pró-oxidante potente e citotóxica. Por outro lado, o NO pode ter propriedades antioxidantes através de reações terminais com lipídeos gerando produtos nitrados menos reativos. Recentemente mostramos em um modelo experimental com alta suscetibilidade para desenvolver aterosclerose (camundongos hipercolesterolêmicos knockout para o gene do receptor de LDL) que a mitocôndria é um sítio gerador do estresse oxidativo celular devido a uma baixa capacidade antioxidante de enzimas dependentes de NADPH quando comparada às mitocôndrias dos animais controles. Nestes animais os inibidores da síntese de NO diminuíram a susceptibilidade à transição de permeabilidade mitocondrial enquanto nos animais controles estes inibidores estimularam a abertura do poro de transição de permeabilidade, uma condição que predispõe à morte celular. Os animais hipercolesterolêmicos, além da deficiência do receptor de LDL têm também deficiência de atividade da NADP-transidrogenase mitocondrial e, portanto da geração de NADPH a partir de NADH. Assim, neste projeto propomos esclarecer se o efeito do inibidor da síntese de NO está relacionado ao estado redox de NADP(H), o qual pode estar modificado por sua utilização pela síntese endógena aumentada de colesterol ou por deficiência da transidrogenase mitocondrial. Estes resultados poderão fornecer subsídios para uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos no estresse nitro-oxidativo mitocondrial na hipercolesterolemia familiar, que podem ser úteis para abordagens terapêuticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALERNO, ALESSANDRO G.; RENTZ, THIAGO; DORIGHELLO, GABRIEL G.; MARQUES, ANA CAROLINA; LORZA-GIL, ESTELA; WANSCHEL, AMARYLIS C. B. A.; DE MORAES, AUDREY; VERCESI, ANIBAL E.; OLIVEIRA, HELENA C. F. Lack of mitochondrial NADP(H)-transhydrogenase expression in macrophages exacerbates atherosclerosis in hypercholesterolemic mice. Biochemical Journal, v. 476, n. 24, p. 3769-3789, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Audrey de. Óxido nítrico e transição de permeabilidade mitocondrial em camundongos hipercolesterolêmicos : possível papel da NADP-transidrogenase. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.