Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das ações do extrato da inflorescência da Achyrocline satureoides sobre a função de neutrófilos na inflamação

Processo: 11/15115-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Sandra Helena Poliselli Farsky
Beneficiário:Eric Diego Barioni
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacologia   Produtos naturais   Inflamação   Neutrófilos

Resumo

Desde a antiguidade, as plantas medicinais vêm sendo utilizadas para o tratamento de diversas doenças e, gradativamente, o uso destes medicamentos naturais tem aumentado, porém, na maioria das vezes, o emprego do medicamento popular é realizado sem critérios adequados, ou seja, sem a fundamentação necessária na literatura para o uso, o que em algumas vezes, poderá resultar em efeitos indesejáveis e tóxicos. Achyrocline satureoides (Lam) D.C., popularmente conhecida como marcela, marcela do campo, macelinha, macela ou camomila-nacional é muito utilizada popularmente para tratar males do estomago e do intestino, problemas respiratórios, anemias, inflamações, infecções virais, diabetes e doenças de próstata. Nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo trabalhos com o objetivo de esclarecer os mecanismos antiinflamatórios das inflorescências da Marcela. No presente projeto serão investigadas as ações do extrato das inflorescências da Achyrocline satureoides sobre as funções de neutrófilos. Para tanto, serão empregados Ratos Wistar, machos. Os efeitos da administração oral do extrato sobre a migração de neutrófilos in vivo serão investigados na inflamação induzida pelo lipopolisacarídeo de E.coli (LPS) no tecido subcutâneo dorsal (bolsa de ar); sobre fenômenos de interação leucócito-endotélio (comportamento rolling e adesão) na microcirculação mesentérica em ensaios de microscopia intravital e sobre as secreções de mediadores quimiotáxicos (leucotrieno B4 e CINC) por ensaios imunoenzimáticos no exsudato obtido da bolsa de ar inflamada. Ensaios in vitro, empregando neutrófilos obtidos da cavidade peritoneal dos animais (4hs após a injeção local de glicogênio de ostra a 1%) e pré-incubados com o extrato, serão realizados para quantificar a expressão de moléculas de adesão e de receptores para o LPS toll-like receptor-4 (TLR-4) em ensaios de citometria de fluxo; a adesão de neutrófilos à cultura de célula endotelial e a quimiotaxia em câmara de Boyden. Em conjunto, estes ensaios fornecerão dados para dar subsídios aos mecanismos de ação de uma planta amplamente empregada na medicina popular. É importante salientar que dados já obtidos durante o estágio pré-mestrado no laboratório indicam que o efeito antiinflamatório do extrato envolve a modulação da expressão das moléculas de adesão neutrofílicas (dados apresentados no item 4 deste projeto).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ-DE-PAULA, V.; RIBEIRO, A.; SOUZA-QUEIROZ, J.; PINHEIRO, M. L.; VECINA, J. F.; SOUZA, D. P. M.; QUINTEIRO-FILHO, W. M.; MOREAU, R. L. M.; QUEIROZ, M. L. S.; PALERMO-NETO, J. 3,4-Methylenedioxymethamphetamine (MDMA - Ecstasy) Decreases Neutrophil Activity Through the Glucocorticoid Pathway and Impairs Host Resistance to Listeria Monocytogenes Infection in Mice. JOURNAL OF NEUROIMMUNE PHARMACOLOGY, v. 9, n. 5, p. 690-702, DEC 2014. Citações Web of Science: 6.
BARIONI, ERIC DIEGO; SANTIN, JOSE ROBERTO; MACHADO, ISABEL DAUFENBACK; DE PAULA RODRIGUES, STEPHEN FERNANDES; FERRAZ-DE-PAULA, VIVIANE; WAGNER, THEODORO MARCEL; COGLIATI, BRUNO; DOS SANTOS, MATHEUS CORREA; MACHADO, MARINA DA SILVA; DE ANDRADE, SERGIO FALONI; NIERO, RIVALDO; POLISELLI FARSKY, SANDRA HELENA. Achyrocline satureioides (Lam.) D.C. Hydroalcoholic Extract Inhibits Neutrophil Functions Related to Innate Host Defense. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.