Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação econômica e participação do plâncton no cultivo de tambaqui em viveiros com diferentes densidades de estocagem

Processo: 11/15170-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maria Inez Espagnoli Geraldo Martins
Beneficiário:Jesaias Ismael da Costa
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores econômicos   Tambaqui   Piscicultura

Resumo

O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe que vem sendo amplamente cultivado por apresentar excelente desempenho zootécnico e adaptação aos diferentes sistemas de criação. Entretanto há poucas pesquisas sobre o cultivo dessa espécie, havendo necessidades de informações que melhorem as condições de cultivo e aumente o retorno econômico da atividade. Sendo a densidade de estocagem e o alimento importantes fatores no cultivo de peixes, este trabalho tem por objetivo avaliar os índices econômicos e participação da produção planctônica no cultivo de tambaqui em viveiros com diferentes densidades de estocagem. Serão estudadas três densidades de estocagem (T1: 2 peixes/m²; T2: 3 peixes/m²; T3: 4 peixes/m²) com três blocos em um delineamento em blocos casualizados, e, com base em amostragens periódicas com repetições dentro de blocos, serão avaliados o desempenho zootécnico, determinados o custo de produção e rentabilidade do cultivo e além da participação do plâncton na biomassa de peixes produzida durante o cultivo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, JESAIAS; FREITAS, RONAN; GOMES, ANA LUCIA; BERNADINO, GERALDO; CARNEIRO, DALTON; MARTINS, MARIA INEZ. Effect of stocking density on economic performance for Colossoma macropomum (Cuvier, 1816), juvenile in earthen ponds. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 44, n. 1, p. 165-170, MAR 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Jesaias Ismael da. Avaliação econômica e participação do plâncton no cultivo de tambaqui em viveiros com diferentes densidades de estocagem. 2013. 80 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aquicultura.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.