Busca avançada
Ano de início
Entree

A patrimonialização do arquivo pessoal: análise dos registros memória do mundo do Brasil, da UNESCO

Processo: 11/15131-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Arquivologia
Pesquisador responsável:Maria Leandra Bizello
Beneficiário:Renato Crivelli Duarte
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Arquivos pessoais

Resumo

A UNESCO trabalha, entre outros objetivos, para a preservação do patrimônio histórico-cultural da humanidade, ao identificar, registrar, catalogar e nomear produtos do homem e da natureza, em diversos âmbitos. Um de seus projetos de preservação recebe o nome de Programa Memória do Mundo (MOW), que visa a identificação, proteção e nominação de conjuntos documentais de interesse para a preservação da memória da humanidade. Presente em diversos países do mundo, o MOW ainda é responsável por trazer à luz um tema ainda não muito estudado, que diz respeito aos patrimônios documentais, sua constituição, características, conceitos, objetos e valores. No Brasil, dentre as nominações realizadas pelo MOW, se destaca um fato interessante: grande parte dos conjuntos registrados constitui-se por acervos documentais de pessoas físicas, arquivos pessoais. Esta constatação nos abre margem para questionamentos do tipo: é possível a memória do Brasil ser representada pela documentação de um indivíduo? Como pode um acervo pessoal representar a memória e a identidade de uma nação? Esta pesquisa visa identificar, com base nos acervos pessoais nomeados, as características dos acervos pessoais de representação da memória coletiva e memória histórica, além da certa imagem da memória individual do titular do acervo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUARTE, Renato Crivelli. A patrimonialização do arquivo pessoal : análise dos registros Memória do Mundo do Brasil, da UNESCO. 2013. 222 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.