Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da distribuição de tensões em próteses do tipo protocolo mandibular para carregamento imediato por meio do MEF-3D.

Processo: 11/15172-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Mayara Barbosa Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Tomografia computadorizada   Biomecânica   Implantes dentários   Prótese dentária

Resumo

Esse estudo tem por objetivo comparar três diferentes próteses fixas implanto-suportadas mandibulares para carregamento imediato com o protocolo convencional de dois estágios cirúrgicos, no que diz respeito à distribuição de tensões através do Método de Elementos Finitos tridimensional não linear. Serão construídos quatro modelos matemáticos representativos de mandíbula edêntula suporte de prótese fixa implanto-suportada do tipo protocolo com quatro implantes de hexágono externo (3,75mm x 11,5mm) com cantilever distal de 10mm de comprimento. No Grupo A (controle) - os implantes serão rigidamente esplintados por meio de infraestrutura metálica, e serão submetidos ao protocolo de carregamento convencional de dois estágios cirúrgicos; no Grupo B - os implantes não serão rigidamente esplintados (esplintagem por meio de resina acrílica), e serão submetidos ao protocolo de carregamento imediato; no Grupo C - os implantes serão rigidamente esplintados por meio de infraestrutura metálica, e serão submetidos ao protocolo de carregamento imediato; no Grupo D - os implantes não serão rigidamente esplintados (esplintagem por meio de resina acrílica), sendo que será inserida na região do cantilever uma barra-distal pré-fabricada, e serão submetidos ao protocolo de carregamento imediato. A mandíbula será confeccionada por meio de um software (Simpleware) a partir de imagens tomográficas de uma mandíbula edêntula Os implantes e componentes protéticos serão confeccionados em um programa de desenho assistido CAD (SolidWorks). Para simular a condição de carregamento imediato dos implantes (Grupos B, C e D), elementos de contato não linear e ficcional (0,3) serão usados na interface osso/implante. Os modelos serão importados pelo programa de elementos finitos (Abaqus) e um carregamento posterior unilateral de 100 N no sentido oblíquo (30 graus) será aplicado. Os modelos serão fixados por vetores de força nas regiões de inserção dos músculos da mastigação. Serão avaliadas a máxima e mínima tensões principais, tensão de von Mises e deslocamentos nos eixos -x, -y e -z de todos os grupos. Uma análise estatística descritiva será realizada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, MAYARA B.; BARAO, VALENTIM A.; DELBEN, JULIANA A.; FAVERANI, LEONARDO P.; HIPOLITO, ANA CAROLINA; ASSUNCAO, WIRLEY G. Non-linear 3D finite element analysis of full-arch implant-supported fixed dentures. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 38, p. 306-314, MAY 1 2014. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Mayara Barbosa. Avaliação da distribuição de tensões em próteses do tipo protocolo mandibular para carregamento imediato por meio do MEF-3D. 2013. 137 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araçatuba)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.