Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vivo dos efeitos da terapia fotodinâmica, mediada pelo Photodithazine e Luz LED, sobre Candida Albicans resistente a fluconazol

Processo: 11/15304-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Pavarina
Beneficiário:Fernanda Alves Dias de Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de virulência   Prótese parcial removível   Terapia fotodinâmica   Candida albicans

Resumo

A candidose bucal é um dos processos infecciosos micóticos mais comuns da cavidade bucal. As espécies fúngicas do gênero Candida, particularmente a C. albicans, são o principal agente etiológico da doença. Apesar desses micro-organismos serem comumente encontrados na cavidade bucal em relação de comensalismo, esse tipo de fungo apresenta a habilidade de alterar sua morfologia, provocando infecção dos tecidos bucais. Os tratamentos direcionados à candidose bucal podem incluir terapia antifúngica tópica e/ou sistêmica, além dos cuidados com a higiene bucal. Porém, a utilização de medicamentos antimicrobianos pode ocasionar o desenvolvimento de resistência dos microrganismos. Nesse contexto, a Terapia Fotodinâmica tem sido estudada como um método de tratamento alternativo de doenças infecciosas. Este estudo avaliará o efeito da Terapia Fotodinâmica (PDT), mediada pelo Photodithazine® (PDZ) e luz LED, na inativação de C. albicans resistente a fluconazol em candidose induzida em camundongos. Além disso, será avaliado o efeito da PDT sobre os fatores de virulência de Candida albicans resistente a fluconazol. No Estudo I, serão utilizados 40 camundongos fêmeas de aproximadamente 6 semanas. Os camundongos serão imunussuprimidos com injeções subcutâneas de prednisolona e, posteriormente, inoculados com o micro-organismo avaliado. Em seguida, os animais receberão tratamento com a PDT, pipetando-se 50µL de PDZ 100mg/L (salina ou hidrogel) na cavidade bucal e, após 20min, o dorso lingual será iluminado por LED (37,5 J/cm²). Animais adicionais serão tratados apenas com LED, outros apenas com o PDZ, outros não receberão nenhum tratamento, além disso, outro grupo de camundongos saudáveis, ou seja, não contaminados, também receberão o tratamento com PDT (n=5). Em seguida, um swab será esfregado no dorso lingual de cada animal e alíquotas serão cultivadas em Agar Sabouraud Dextrose. Após 48h a 37°C, as colônias serão contadas (ufc/mL). Para a avaliação dos fatores de virulência (Estudo II), duas colônias por placa serão isoladas e ressupensas em PBS. A padronização da concentração celular será realizada espectrofotometricamente, de acordo com os parâmetros exigidos em cada um dos métodos utilizados. Os fatores de virulência avaliados em amostras expostas ou não a PDT serão: capacidade de adesão e formação de biofilme em superfície abiótica, capacidade de síntese de enzimas degradativas específicas (protease e fosfolipase) e formação de tubos germinativos e pseudo-hifas. Após a incubação das placas, O grupo controle consistirá de suspensões que não foram expostas nem ao PDZ nem a luz. Os dados serão analisados de acordo com o método estatístico apropriado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, FERNANDA; CARMELLO, JULIANA CABRINI; DE OLIVEIRA MIMA, EWERTON GARCIA; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR; PAVARINA, ANA CLAUDIA. Photodithazine-mediated antimicrobial photodynamic therapy against fluconazole-resistant Candida albicans in vivo. Medical Mycology, v. 57, n. 5, p. 609-617, JUL 2019. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Fernanda Alves Dias de. Estudo in vivo dos efeitos da terapia fotodinâmica, mediada pelo Photothazine® e luz led, sobre Cândida Albicans resistente a Fluconazol. 2013. 125 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.