Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre 6-sulfatoximelatonina, distúrbios do sono e citocinas inflamatórias em transtorno do espectro do Autismo(TEA)

Processo: 11/15713-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luciana Pinato
Beneficiário:Cintia Cristina Fadini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Neuroinflamação   Melatonina   Neurociências

Resumo

As doenças do espectro autistico (DEA), conjunto de doenças de etiologia hereditária ainda não totalmente esclarecida, possui um complexo quadro de sintomas que inclui freqüentemente desordens severas no ciclo sono vigília, tanto em crianças quanto no adulto jovem. Estes indivíduos também apresentam alterações comportamentais, instabilidade de humor, déficits nas funções neurocognitivas, que podem estar direta ou indiretamente correlacionadas com a resposta imunológica e/ou problemas de sono. A melatonina, hormônio produzido principalmente pela glândula pineal na fase de escuro, é capaz de modular a qualidade do sono, graças a sua função como sicronizadora da informação fotoperiódica ambiental. Esta molécula possui amplo espectro de ações que incluem também funções antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora, além de aprimoramento de estabilidade dendrítica. Sua produção, controlada pelos núcleos supraquiasmáticos, é modulada pelo ciclo-claro-escuro e também por moléculas que sinalizam inflamação. A investigação da produção de melatonina em casos de doenças do espectro autistico (DEA) correlacionada com o sono-vigilia e níveis de citocinas pró-inflamatórias contribuirão para um melhor entendimento do papel desta molécula como possível agente farmacológico neste processo. Neste projeto pretendemos caracterizar o sono-vigília e comportamento em DEA por meio da Escala de Distúrbios do Sono em Crianças (Bruni et al, 1996) e o inventário Child Behavior Checklist - CBCL (Achenbach, 1991) e contribuir para o entendimento das bases moleculares destas disfunções, investigando os níveis de melatonina e de citocinas pró-inflamatórias no sangue e na urina de pacientes com DEA por meio de metodologias como HPLC, radioimunoensaio (RIA) e ELISA.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FADINI, CINTIA C.; LAMONICA, DIONSIA A.; FETT-CONTE, AGNES C.; OSORIO, ELAINE; ZUCULO, GABRIELA M.; GIACHETI, CELIA M.; PINATO, LUCIANA. Influence of sleep disorders on the behavior of individuals with autism spectrum disorder. FRONTIERS IN HUMAN NEUROSCIENCE, v. 9, JUN 18 2015. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FADINI, Cintia Cristina. Correlação entre 6-sulfatoximelatonina, distúrbios do sono e citocinas inflamatórias em Transtornos do espectro do autismo (TEA). 2013. 91 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Marília..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.