Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de equipamento tipo jato cavitante para tratamento de águas residuais empregando múltiplos jatos

Processo: 11/16347-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:José Gilberto Dalfré Filho
Beneficiário:Maiara Pereira Assis Gratieri
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Desinfecção da água   Cavitação

Resumo

As discussões acerca da escassez de água e da sua qualidade para consumo humano são primordiais no contexto da gestão dos recursos hídricos. A água lançada na forma de esgoto doméstico e industrial nos corpos hídricos representa uma ameaça à saúde pública. Contudo, a qualidade da água pode ser melhorada controlando-se a poluição e aprimorando-se as técnicas de desinfecção e de degradação de compostos, que consistem da destruição de micro-organismos e de químicos excedentes. O objetivo do projeto é desenvolver um equipamento tipo jato cavitante para a desinfecção de águas, empregando uma nova configuração com múltiplos jatos. A nova configuração do equipamento será testada e comparada com a configuração existente (Processos FAPESP 2009/53553-1 e 2009/54278-4), na busca de uma eficiência ótima para a finalidade proposta. Para a obtenção dos parâmetros do equipamento serão empregadas bactérias não patogênicas Escherichia coli. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALFRE FILHO, JOSE GILBERTO; ASSIS, MAIARA PEREIRA; BONI GENOVEZ, ANA INES. Bacterial inactivation in artificially and naturally contaminated water using a cavitating jet apparatus. JOURNAL OF HYDRO-ENVIRONMENT RESEARCH, v. 9, n. 2, SI, p. 259-267, JUN 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.