Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de laranjeira valência e caracterização de atributos do solo sob aplicação de cinza do bagaço de cana

Processo: 11/15803-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Eduardo Corá
Beneficiário:Danilo Ricardo Yamane
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Disposição no solo   Fertilidade do solo   Bagaço de cana-de-açúcar

Resumo

Grande quantidade de cinza do bagaço de cana-de-açúcar é produzida no Estado de São Paulo. Seu destino tem sido o solo, sem a consideração de critérios técnicos. Nesse contexto, é fundamental o desenvolvimento de estudos que caracterizem esse resíduo e seus efeitos no solo e no desenvolvimento de plantas. Dessa forma, o presente estudo avaliará o seu potencial de uso no meio agrícola, com foco na citricultura. Considera-se ainda que manejos alternativos do solo podem alterar o sequestro de carbono e diminuir a emissão de CO2 do solo, minimizando o potencial aquecimento global. Assim, os objetivos do trabalho, iniciado em maio de 2011, são: avaliar os efeitos da aplicação de cinza de bagaço de cana-de-açúcar nos atributos químicos do solo, na emissão de CO2 do solo, no estado nutricional e desenvolvimento das plantas de um pomar jovem de laranjeira Valência. O delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso com 5 tratamentos, que consistem de doses de cinza do bagaço de cana-de-açúcar (0, 5, 10, 20 e 40 toneladas/ha em base seca) aplicadas na superfície do solo, sem incorporação, repetidos 5 vezes. As análises químicas do solo, assim como a avaliação do estado nutricional e desenvolvimento das laranjeiras serão realizadas 12 meses após a aplicação dos tratamentos. As determinações da emissão de CO2 do solo e de parâmetros fisiológicos das plantas em resposta aos tratamentos estudados serão realizadas em dois períodos: primavera (setembro-novembro) e inverno (junho-agosto). Os resultados da presente pesquisa auxiliarão na definição de melhores estratégias de uso de resíduos de cinza em sistemas de produção agrícola, com foco na citricultura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAMANE, Danilo Ricardo. Desenvolvimento de laranjeira valência e caracterização de atributos do solo sob aplicação de cinza do bagaço de cana. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.