Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica do microbioma da rizosfera de Mandacaru na Caatinga

Processo: 11/15760-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Rodrigo Mendes
Beneficiário:Clederson Ferreira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Rizosfera   Microbiota   Microbiologia agrícola   Metagenoma

Resumo

No cenário mundial das mudanças climáticas, a redução da água utilizada na irrigação, bem como o aumento das áreas em processo de desertificação, impactam diretamente nos padrões de produção agrícola atuais. Neste contexto, a utilização de micro-organismos tolerantes à seca e que sejam capazes de promover o crescimento e a proteção de plantas sob estresse hídrico, apresenta-se como uma alternativa para diminuir o impacto dessas mudanças no ambiente. Assim, o acesso ao microbioma da rizosfera de mandacaru nas condições climáticas da caatinga são uma fonte inesgotável de micro-organismos e moléculas de potencial biotecnológico, além de elucidar questões relacionadas a como o microbioma suporta a vida do hospedeiro em condições de alta temperatura e baixa disponibilidade de água. Considerando que os micro-organismos associados às plantas em condições extremas também desenvolveram mecanismos de adaptação para sobrevivência às condições adversas, o entendimento da dinâmica da comunidade se torna muito importante para o desenvolvimento de estratégias de cultivo de plantas sob baixa disponibilidade de água. O presente projeto se propõe a acessar a dinâmica do microbioma da rizosfera de mandacaru em duas estações climáticas distintas na caatinga por meio de metagenômica e identificar os grupos microbianos associados ao hospedeiro em condições de seca e alta temperatura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAVAMURA, VANESSA NESSNER; TAKETANI, RODRIGO GOUVEA; FERREIRA, CLEDERSON; DE MELO, ITAMAR SOARES; MENDES, RODRIGO. The role of species turnover in structuring bacterial communities in a local scale in the cactus rhizosphere. PLANT AND SOIL, v. 425, n. 1-2, p. 101-112, APR 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Clederson. Dinâmica do microbioma da rizosfera de mandacaru na Caatinga. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.