Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de adobes melhorados com cimento e adição de resíduos de concreto

Processo: 11/15782-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Antonio Anderson da Silva Segantini
Beneficiário:Caroline Rezende Couto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais de construção   Cimento (construção civil)   Argamassa   Resíduos de construção

Resumo

A falta de tecnologias apropriadas e de maior conhecimento das possibilidades de utilização de determinados materiais de construção civil tem gerado, muitas vezes, interpretações equivocadas no mercado da construção, sobretudo quando se buscam soluções alternativas alinhadas aos novos conceitos de sustentabilidade. Como exemplo, pode ser citado o adobe, que é um material de construção milenar, bastante utilizado em diversas partes do mundo. As matérias-primas necessárias para a sua produção (terra e água) são facilmente encontradas na natureza. De baixo custo energético, o seu processo de fabricação é simples e não requer cozimento, configurando-se numa tecnologia apropriada plenamente inserida nos preceitos da construção sustentável, e a princípio não há necessidade de profissionais especializados para a sua confecção. Este material, contudo, apresenta certa instabilidade volumétrica na presença de umidade, de modo que, procurando sanar este problema, buscou-se uma alternativa acessível, resultando como opção o estudo da possibilidade de incorporação de uma pequena quantidade de cimento e também de resíduos de concreto. Sabe-se que para a confecção de adobes, o ideal é utilizar os solos arenosos e faz com que os agregados reciclados sejam bastante interessantes, pois podem ser preparados de modo que sua granulometria fique semelhante à de uma areia grossa, propiciando assim produtos de melhor qualidade. Além disso, a geração de entulhos de construção é hoje um grave problema nacional, sobretudo nos grandes centros e nas grandes cidades brasileiras. Espera-se, desta forma, contribuir no sentido de aprimorar essa técnica construtiva tradicional, propiciando, ao mesmo tempo, economia de energia na produção habitacional e também na pós-ocupação, abrindo possibilidades para o reaproveitamento de parte dos resíduos gerados na indústria da construção. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COUTO, Caroline Rezende. Estudo de adobes melhorados com cimento e adição de resíduos de concreto. 2013. 141 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.