Busca avançada
Ano de início
Entree

Inibição do Vírus da Hepatite C utilizando siRNAs direcionados para o genoma viral e proteínas celulares HSPs

Processo: 11/15786-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Ana Cláudia Silva Braga
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil
Assunto(s):Interferência de RNA   Vírus da hepatite C   Virologia

Resumo

A hepatite C é conseqüência da infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) e estima-se que aproximadamente 170 milhões de pessoas estejam cronicamente infectadas pelo vírus. Recentemente tem-se demonstrado diversas interações entre proteínas virais e do hospedeiro durante o ciclo de replicação do VHC e tais interações criam oportunidades de uma nova estratégia para terapias contra a hepatite C. Apesar da inibição de proteínas virais via RNAi se mostrar relativamente eficaz na redução da replicação do VHC, a inibição combinada entre as proteínas virais e do hospedeiro pode reduzir a replicação mais eficientemente, visto que a taxa de mutação gênica do hospedeiro é menor que a viral, reduzindo assim as taxas de evasão viral e fornecendo uma resposta virologica mais sustentada. As proteínas pertencentes á família das Hsps (heat shock proteins), são fortes candidatas a essa nova abordagem, pois não são proteínas essenciais à célula, o que permite sua inibição sem maiores danos. Além disso, já foi demonstrada a interação entre as Hsp27, Hsp70 e Hsp90 com proteínas do VHC, como NS3 e NS5A. O objetivo deste trabalho é inibir a replicação viral utilizando-se quatro moléculas de siRNAs direcionadas para o genoma viral em combinação com siRNAs direcionados para as proteínas celulares Hsp27, Hsp70 e Hsp90. As moléculas de siRNA serão transfectadas em células Huh7 transfectadas com o replicon sub-genômico pSGR-JFH1 e avaliadas quanto a sua eficácia na inibição da replicação do vírus. A eficiência das moléculas de siRNAs será avaliada por PCR em tempo real e western blot e espera-se que a inibição combinada de proteínas celulares e virais seja mais eficiente na redução da replicação viral.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA BRAGA, ANA CLAUDIA; CARNEIRO, BRUNO MOREIRA; BATISTA, MARIANA NOGUEIRA; AKINAGA, MONICA MAYUMI; RAHAL, PAULA. Inhibition of hepatitis C virus using siRNA targeted to the virus and Hsp90. CELL STRESS & CHAPERONES, v. 22, n. 1, p. 113-122, JAN 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANA CLÁUDIA SILVA BRAGA. Inibição do vírus da hepatite C utilizando siRNAs direcionados para o genoma viral e proteínas celulares Hsps. 2013. 70 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.