Busca avançada
Ano de início
Entree

Voz d'Angola clamando no deserto: protesto e reivindicação em Luanda (1881-1901)

Processo: 11/15953-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Leila Maria Goncalves Leite Hernandez
Beneficiário:Helena Wakim Moreno
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/05727-6 - Circulação de ideias em uma cidade em transformação: Luanda (1880-1901), BE.EP.MS
Assunto(s):Colonialismo   História da África   Imprensa

Resumo

O presente projeto trata dos conflitos e das transformações ocorridos na cidade de Luanda especificamente na última década do século XIX. Ao acompanhar a trajetória dos crioulos de Luanda e suas proximidades no interior, originários do contato entre portugueses e mulheres da população nativa, é possível perceber no período após a proibição do tráfico transatlântico um contínuo processo de empobrecimento desta camada.Devido a chegada de imigrantes portugueses, e portanto do aumento da oferta de mão de obra letrada, os crioulos passaram a ser expulsos da administração colonial no final do século, onde haviam conseguido uma recolocação. A justificativa para sua saída da administração colonial também foi acompanhada do crescente discurso da suposta "hierarquia das raças", como se dizia a época, tão em voga na metrópole.Organizada para refutar as opiniões acerca da suposta inferioridade dos negros emitidas pelo político e militar Dantas Baracho, vem a lume Voz de Angola clamando no deserto, coletânea de artigos de diversos autores crioulos lançada em 1901. A pesquisa procura entender como os autores recriam argumentos provenientes da cultura europeia ilustrada responder o discurso de Dantas Baracho, exemplo de como os metropolitanos enxergavam a questão, e propor uma nova visão acerca do assunto. O estudo também se serve de outras fontes como periódicos da imprensa de Angola e Portugal, Boletins da Sociedade de Geografia de Lisboa, documentação oficial, literatura especializada entre outros que auxiliam na questão colocada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORENO, Helena Wakim. Voz d\'Angola clamando no deserto: protesto e reivindicação em Luanda (1881-1901). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.