Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da propagação clonal de Eucalyptus globulus Labill

Processo: 11/15891-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Marcilio de Almeida
Beneficiário:Germana Marcelino Cordeiro
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Morfogênese   Enraizamento   Eucalipto

Resumo

O Eucalyptus globulus destaca-se pelo grande interesse no setor florestal, sobretudo em relação às características de sua madeira para obtenção de celulose. Por ser considerada uma espécie sub tropical e resistente a baixas temperaturas, tem sido recomendado no setor florestal em substituição aos eucaliptos tropicais que apresentam índices elevados de mortalidade em condições mais frias. Dentre as várias técnicas alternativas de propagação, a micropropagação destaca-se pela possibilidade de propagar genótipos selecionados sem a necessidade de abate da árvore matriz, obtendo-se elevada taxa de multiplicação, mantendo-se as características genéticas de seleção. O E. globulus é considerada uma espécie recalcitrante ao enraizamento de estacas, especialmente no que envolve material adulto, dificultando o aproveitamento dos benefícios da clonagem. Em decorrência disso, dada a carência de estudos envolvendo formas de propagação clonaldessa espécie, o presente trabalho tem por objetivo avaliar protocolos de micropropagação, nas fases de estabelecimento e multiplicação in vitro de gemas visando, não somente a propagação clonal de matrizes selecionadas, como também a reversão a juvenilidade do material, aumentando dessa forma a sua capacidade de enraizamento e sobrevivência a fase de aclimatização. Para tanto, será avaliado a seleção de explantes responsivos à técnica de micropropagação; a morfologia das gemas desenvolvidas; o enraizamento ex vitro e a aclimatização de micro-plântulas de E. globulus.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORDEIRO, Germana Marcelino. Otimização da propagação clonal de Eucalyptus globulus Labill. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.