Busca avançada
Ano de início
Entree

DA HISTÓRIA ENQUANTO CRÍTICA: abordagem do pensamento kantiano na tese complementar de Michel Foucault, Gênese e estrutura da Antropologia de Kant (1961)

Processo: 11/15900-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Tiago Viotto da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia filosófica   Michel Foucault   Immanuel Kant

Resumo

Estabelecer um ponto de partida para o estudo em torno da ideia de história presente no pensamento de Michel Foucault foi o objetivo que guiou esta dissertação. Para tanto, buscou-se seguir, como fio-condutor, a leitura que o pensador francês realiza ao pensamento de Immanuel Kant, especificamente no texto intitulado Gênese e estrutura da Antropologia de Kant, tese complementar defendida por Michel Foucault juntamente com a História da loucura na idade clássica, em 1961. Texto este que, basicamente, tem por objetivo esboçar uma crítica às antropologias filosóficas contemporâneas ao desenvolvimento dos primeiros passos do labor intelectual de Foucault. Ao explorar a tese complementar de Foucault, pode-se estabelecer a hipótese de que este escrito permite definir alguns parâmetros de uma ideia de história que, de modos distintos, permeará o trajeto do pensamento foucaultiano de ponta a ponta e irá desembocar naquilo que Foucault tardiamente chamará de Ontologia histórica. Esta dissertação, assim, além de seu próprio objeto de estudo, cumpre, também, uma função propedêutica, na medida em que procura escandir todo um terreno para investigações posteriores em torno das relações entre o trabalho de Michel Foucault e a história.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tiago Viotto da. Da história enquanto crítica : abordagem do pensamento kantiano na tese complementar de Michel Foucault, Gênese e estrutura da antropologia de Kant (1961). 2014. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.