Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de mutações, expressão e função de Dnmt3a em síndromes mielodisplasias e leucemias mielóides agudas

Processo: 11/15905-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fabíola Traina
Beneficiário:Renata Scopim Ribeiro
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leucemia mieloide aguda   Hematologia

Resumo

O uso crescente de sequenciamento genômico em pacientes com uma variedade de neoplasias mieloides levou à descoberta de lesões genéticas recorrentes. Mutações em genes envolvidos na regulação epigenética, como TET2, IDH1, IDH2 e DNMT3A foram descritos em pacientes com neoplasias mieloides, incluindo síndromes mielodisplásicas (SMD), leucemia mieloide aguda (LMA) e doenças mieloproliferativas crônicas (MP). Apesar de algumas mutações apresentarem implicação clínica, o papel funcional dessas proteínas e sua participação na leucemogênese ainda não estão bem esclarecidos. O objetivo desse estudo é investigar a presença de mutações, expressão gênica e protéica de DNMT3A em SMD e LMA, assim como o fenótipo da célula leucêmica após o silenciamento de DNMT3A. Amostras de pacientes com diagnóstico de SMD e LMA serão submetidas à sequenciamento gênico, PCR quantitativo e Western Blotting. Linhagens celulares de LMA serão submetidas ao silenciamento de DNMT3A através da metodologia de lentivírus e a estudos funcionais de proliferação e apoptose celular. A modulação da via PI3K/AKT/mTOR nas células silenciadas ou não para o DNMT3A será avaliada através de Western Blotting. O estudo das funções de DNMT3A, através do silenciamento gênico em modelos de linhagens celulares, pode auxiliar na compreensão dos mecanismos fisiopatológicos de como as mutações neste gene participam da leucemogênese. As alterações nas vias de sinalização encontradas nos modelos de linhagens leucêmicas serão posteriormente investigadas nos pacientes com mutações e redução da expressão do DNMT3A.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCOPIM-RIBEIRO, RENATA; MACHADO-NETO, JOAO AGOSTINHO; CAMPOS, PAULA DE MELO; NIEMANN, FERNANDA SOARES; LORAND-METZE, IRENE; COSTA, FERNANDO FERREIRA; OLALLA SAAD, SARA TERESINHA; TRAINA, FABIOLA. Low Ten-eleven-translocation 2 (TET2) transcript level is independent of TET2 mutation in patients with myeloid neoplasms. DIAGNOSTIC PATHOLOGY, v. 11, MAR 16 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Renata Scopim. Estudo da expressão de TET2 e DNMT3A em síndrome mielodisplásica e leucemia mieloide aguda. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.