Busca avançada
Ano de início
Entree

Interpretação paleoambiental de intervalos selecionados, entre o Neocampaniano e o Oligoceno da Bacia de Pelotas, RS, Brasil, com base em palinofácies e palinomorfos.

Processo: 11/16346-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Maria Judite Garcia
Beneficiário:Júnior Bispo de Menezes
Instituição-sede: Centro de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Guarulhos (UNG). Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Palinologia   Rio Grande do Sul

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como finalidade estudar palinomorfos (dinocistos, esporos, grãos de pólen, palinoforaminíferos e ovos de copépodes) e palinofácies (constituintes do querogênio), de sessenta e nove amostras provenientes de um testemunho de sondagem do poço 2-RSS-1, obtido pela Petrobrás na bacia de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul. O intervalo a ser estudado encontra-se entre 4.487,20 e 1.906,05 m de profundidade e, segundo estudos de microfósseis, corresponde ao intervalo Campaniano a Neo-Oligoceno. O objetivo principal é confirmar ou não as idades já obtidas por outros microfósseis, reconstruir a história paleoambiental do intervalo de tempo testemunhado, estabelecer a bioestratigrafia com base em palinomorfos e analisar as palinofácies, para integrar todos os constituintes da assembléia orgânica particulada. Esta pesquisa também faz parte do Projeto CNPq nº 490829/2007-4 "Estudos paleobotânicos entre bacias sedimentares brasileiras e indianas com referência especial a cistos de dinoflagelados marinhos, Flora do Gondwana e suas aplicações". Os estudos serão desenvolvidos no Lab. de Palinologia e Paleobotânica "Prof. Dr. Murilo Rodolfo de Lima" da UnG. O autor deste projeto já está plenamente treinado nas técnicas de processamento e análise de palinomorfos, pois foi bolsista de iniciação científica (PIBIC CNPq e UnG) com análise de amostras fornecidas pelo IO/USP, de projetos FAPESP nº 03/10740-0 e 07/54657-0 e participou de eventos científicos onde apresentou o resultado daqueles estudos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, MARIA JUDITE; PREMAOR, EDUARDO; DE OLIVEIRA, PAULO EDUARDO; BERNARDES-DE-OLIVEIRA, MARY ELIZABETH C.; DINO, RODOLFO; ANTONIOLI, LUZIA; DE MENEZES, JUNIOR BISPO. Cenozoic distribution of Ephedripites Bolkhovitina (1953) ex Potoni (1958) emend. Krutzsch (1961) in Brazil. GRANA, v. 55, n. 1, SI, p. 52-70, JAN 2 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.