Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento prolongado com galato-3-epigalocatequina sobre o teor hipotalâmico e hipocampal de proteínas relacionadas aos sistemas serotoninérgico e inflamatório

Processo: 11/16199-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lila Missae Oyama
Beneficiário:Marcos Hiromu Okuda
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo   Serotonina   Camundongos   Hipocampo

Resumo

O sistema nervoso central opera complexos mecanismos fisiológicos para manutenção do equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético. O hipotálamo é o centro integrador das múltiplas influências centrais e periféricas que controlam a homeostase energética. Estudos recentes demonstraram que regiões mesocorticolimbicas, como o hipocampo, também participam do balanço energético, sobrepujando o controle homeostático hipotalâmico quando do consumo de dietas hiperlipidicas. O consumo crônico destas dietas altera os mecanismos que participam do balanço energético, induzindo a gênese da obesidade. A galato-3-epigalocatequina (EGCG), catequina presente do chá verde, apresentou efeitos anti-obesogenicos. Através do presente projeto, pretendemos ampliar esta linha investigação, já iniciada em nosso laboratório ao analisarmos os efeitos metabólicos periféricos da EGCG em modelos animais de obesidade induzida por dieta hiperlipidica. Utilizaremos camundongos suíços que receberão durante oitos semanas dieta hiperlipidica e tratamento com EGCG. Avaliaremos a evolução da massa corporal e da ingestão alimentar. Ao final do tratamento colheremos sangue para determinação de glicemia, insulina, leptinemia, corticosterona e mediadores inflamatórios. O hipotálamo e o hipocampo serão dissecados e submetidos à análise de western blotting para proteínas do sistema serotonérgico e inflamatório. Através da comparação entre os grupos estudados poderemos iniciar a identificação de possíveis mediadores centrais dos efeitos anti-obesidade da EGCG.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKUDA, MARCOS H.; ZEMDEGS, JULIANE C. S.; DE SANTANA, ALINE A.; SANTAMARINA, ALINE B.; MORENO, MAYARA F.; HACHUL, ANA C. L.; DOS SANTOS, BRUNO; OLLER DO NASCIMENTO, CLAUDIA M.; RIBEIRO, ELIANE B.; OYAMA, LILA M. Green tea extract improves high fat diet-induced hypothalamic inflammation, without affecting the serotoninergic system. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 25, n. 10, p. 1084-1089, OCT 2014. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.