Busca avançada
Ano de início
Entree

Os bancos de custeio rural e o crédito agrícola em São Paulo (1906-1914)

Processo: 11/16209-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Marisa Midore Deaecto
Beneficiário:Fábio Rogério Cassimiro Correa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História econômica   Cafeicultura

Resumo

A pesquisa consiste numa investigação sobre os Bancos de Custeio Rural. Uma rede de cooperativas de crédito organizada em 1906 e que se espalhou por 48 cidades do estado de São Paulo, tendo falido em 1914. Esses bancos tiveram uma existência relativamente curta e, aparentemente, uma pequena abrangência dentro do sistema de crédito, porém trabalhamos com a hipótese de o seu estudo revelar como funcionava o financiamento da cafeicultura paulista na Primeira República - algo ainda muito pouco conhecido - e ainda, permitir uma reflexão sobre como o Estado atuou para aliviar as tensões geradas pela crise cafeeira de 1898-1906, sendo que com esses bancos experimentou-se um novo modelo de financiamento da cafeicultura. Nosso objetivo é reconstituir a fundação, o modo de atuação e falência desses bancos, buscando contextualizá-los no âmbito da cafeicultura paulista da Primeira República; analisar os motivos de sua criação, os interesses favoráveis e contrários ao seu estabelecimento e suas justificativas; definir o seu papel dentro do complexo cafeeiro, considerando as alternativas de crédito já discutidas pela historiografia; precisar o seu papel no conjunto do sistema bancário paulista, conforme bibliografia, e suas relações com ele; descobrir os motivos que os levaram à falência e, finalmente, compreender a controvérsia verificada nos jornais de 1914 sobre a possibilidade de o governo poder intervir no crédito agrícola.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORREA, Fábio Rogério Cassimiro. Os Bancos de Custeio Rural e o crédito agrícola em São Paulo (1906-1914). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.