Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre Canhões e Letras - Guerra do Paraguai, Literatura do Brasil

Processo: 11/16215-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Vagner Camilo
Beneficiário:Leonardo de Oliveira Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Guerra do Paraguai   História da literatura   Romantismo

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar algumas representações literárias brasileiras a respeito da Guerra do Paraguai (1864-1870), investigando as soluções formais empregadas pelos escritores brasileiros na tentativa de lidar com a matéria histórica. Pretende-se, com isso, contribuir com outros estudos de historiografia literária, bem como com a melhor compreensão das consequências do conflito para a cultura letrada no Brasil. Para tanto, serão utilizados representantes da épica a respeito do conflito, da poesia satírica publicada pela imprensa ilustrada no período e algumas das obras de Machado de Assis e de Alfredo d'Escragnolle Taunay - conjunto de textos obtido a partir do levantamento e da sistematização feitos durante um trabalho realizado no nível de Iniciação Científica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Leonardo de Oliveira. As armas do Império: Guerra do Paraguai, literatura do Brasil. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.