Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas fisiológicas, bioquímicas e autonômicas de nadadores submetidos a três modelos de treinamentos em nado atado com carga equiparada

Processo: 11/16195-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Marcelo Papoti
Beneficiário:João Paulo Loures
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia do exercício   Lactatos   Treinamento

Resumo

O objetivo do presente estudo será investigar os efeitos do treinamento em nado atado com carga equiparada, utilizando três intensidades distintas, sobre as respostas agudas e crônicas de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e autonômicos de nadadores. Vinte nadadores com idade entre 16 e 22 anos participarão do estudo que será dividido em duas etapas. A primeira etapa terá objetivo de verificar as respostas agudas das sessões de treinamento nos parâmetros fisiológicos, bioquímicos e autonômicos. Nesta etapa as avaliações serão realizadas em cinco dias com intervalo mínimo de 48h entre cada teste. A determinação da composição corporal (DEXA) e um esforço máximo de 5s em nado atado para determinação da força máxima (Fmáx) serão realizados no primeiro dia. No segundo dia será realizado um teste incremental em nado atado para a determinação do limiar de lactato (LL), máximo consumo de oxigênio (VO2máx) e a intensidade associada ao VO2máx (iVO2máx). Nas avaliações subseqüentes (3º, 4º e 5º dias) os participantes serão submetidos randomicamente a três sessões de treinamento, com cargas equiparadas, que terão intensidades distintas (abaixo do LL, no LL e na iVO2máx). As variáveis fisiológicas serão avaliadas constantemente enquanto que durante antes e após cada sessão de treinamento e as variáveis autonômicas e bioquímicas serão coletadas no início e ao final da sessão. A segunda etapa terá objetivo de investigar os efeitos de oito semanas de treinamento, utilizando diferentes intensidades, nas variáveis fisiológicas, bioquímicas e autonômicas. Os participantes serão divididos em dois grupos que treinarão em intensidades abaixo do LL (GZ1; n=10) e no LL (GZ2; n=10), com uma freqüência de 7 sessões.semana-1. Em ambos os grupos a carga de treinamento será idêntica e quantificada pelo impulso do treinamento (TRIMP). Após oito semanas e treinamento será iniciado o período de polimento que terá duração de sete dias e será idêntico para ambos os grupos. Todas as variáveis estudadas serão coletadas ao final do polimento e ao início e final das oito semanas de treinamento. Nas fases 1 e 2 a normalidade e homogeneidade dos dados serão verificadas com os testes de Shapiro Wilk e Levene respectivamente. Os dados provenientes da Fase 1 serão comparados e correlacionados com os teste de análise de variância ANOVA(One Way) para medidas repetidas e correlacionados com o teste de correlação de Pearson respectivamente. Para comparação dos efeitos dos diferentes modelos de treinamentos nas situações pré-treinamento, pós-treinamento e pós-polimento será utilizado o teste de análise de variância ANOVA (One Way seguida quando necessário de teste de Post hoc de Tukey. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado em P<0,05.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KALVA-FILHO, C. A.; ARAUJO, M. Y. C.; SILVA, A.; GOBATTO, C. A.; ZAGATTO, A. M.; GOBBI, R. B.; PAPOTI, M. Determination of VO2-Intensity Relationship and MAOD in Tethered Swimming. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. 37, n. 9, p. 687-693, AUG 2016. Citações Web of Science: 3.
KALVA-FILHO, CARLOS A.; ZAGATTO, ALESSANDRO M.; ARAUJO, MONIQUE I. C.; SANTIAGO, PAULO R. P.; DA SILVA, ADELINO S. R.; GOBATTO, CLAUDIO A.; PAPOTI, MARCELO. RELATIONSHIP BETWEEN AEROBIC AND ANAEROBIC PARAMETERS FROM 3-MINUTE ALL-OUT TETHERED SWIMMING AND 400-M MAXIMAL FRONT CRAWL EFFORT. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. 29, n. 1, p. 238-245, JAN 2015. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURES, João Paulo. Respostas fisiológicas, bioquímicas e autonômicas de nadadores submetidos a dois modelos de treinamentos em nado atado com carga equiparada. 2014. 118 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.