Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de professores: significados na relação eu-outro no processo de interação em sala de aula de português segunda língua

Processo: 11/16227-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Nelson Viana
Beneficiário:Marina Ayumi Izaki Gómez
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Interação

Resumo

Diferentemente da concepção de língua como instrumento de comunicação, Bakhtin (2006) concebe língua como produto social. Para além da simples comunicação, a língua é construída na interação entre sujeitos para significar. Uma das palavras-chave da filosofia bakhtiniana é interação. Os sujeitos se constituem como sujeitos sociais na/pela interação com o outro. A relação eu-outro é de fundamental importância, já que não existe sujeito fora da sociedade. Para compreendermos a nós mesmos, precisamos do outro, ou seja, segundo Bakhtin, é apenas através do olhar de uma outra cultura que a cultura estrangeira se revela mais completa e profundamente (apud Dornbusch, 1998:15). Nessa perspectiva, partindo dos pressupostos bakhtinianos e tendo a abordagem comunicativa como orientadora do processo de ensino-aprendizagem de línguas, objetivamos, com o desenvolvimento desta pesquisa, investigar o processo de interação professor-aprendiz de português segunda língua. Compreendemos que o espaço interacional aula configura-se como "palco" de construções sócio-históricas e culturais significativas, o que confirma a relevância do desenvolvimento de reflexão sobre o sujeito (professor) no tocante a sua formação profissional e sua relação com o outro (aprendiz). Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar compreensões sobre a prática pedagógica e sobre características da interação na relação eu-outro em contexto de sala de aula no ensino de segunda língua.PALAVRAS-CHAVE: Interação, ensino-aprendizagem de línguas, abordagem comunicativa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)