Busca avançada
Ano de início
Entree

Curva de retenção na avaliação da qualidade física do solo

Processo: 11/16356-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Paulo Leonel Libardi
Beneficiário:Fernando Henrique Setti Gimenes
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Física do solo

Resumo

O solo é um dos mais importantes recursos naturais de nosso planeta, o que causa preocupação referente à sua conservação. A qualidade do solo pode ser definida como a capacidade de cada solo exercer sua função em um ecossistema, dentro de limites baseados no seu comportamento em um sistema ideal. Tal qualidade pode ser avaliada através da quantificação de alguns atributos ou propriedades do solo. A qualidade física afeta as qualidades química e biológica. A estrutura de um solo é um atributo físico que expressa muito de sua qualidade, pois depende da dimensão, forma e arranjo de suas partículas sólidas e de seus poros. Ao discutir arranjo de poros tornam-se relevantes os mecanismos de movimento e retenção da água no solo, pelos quais se pode inferir diversos índices de qualidade física do solo, sendo a curva de retenção um deles. Como não há uma expressão matemática teórica para a curva de retenção, modelos matemáticos e empíricos têm sido utilizados. Outro fator relevante é a abrangência dos Latossolos, constituindo uma classe de solo de grande importância devido ao seu potencial produtivo, sendo solos muito intemperizados com elevada estabilidade dos agregados, decorrente da atuação dos óxidos presentes na fração argila, estrutura granular e o alto volume de macroporos. Portanto, torna-se necessário elaborar metodologias que verifiquem a qualidade física desses solos para o estabelecimento de sistemas de manejo que objetivem a sustentabilidade agrícola. Diante do exposto, o objetivo do projeto é avaliar a qualidade física do solo pela análise da curva de retenção por diferentes modelos de ajuste em três Latossolos de diferentes texturas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIMENES, Fernando Henrique Setti. Curva de retenção na avaliação da qualidade física do solo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.