Busca avançada
Ano de início
Entree

Validade concorrente e preditiva de dois índices visuais para a avaliação da atividade das lesões de cárie em dentes decíduos

Processo: 11/16415-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Mariana Minatel Braga
Beneficiário:Isabela Floriano Nunes Martins
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia   Cárie dentária   Dente decíduo   Diagnóstico bucal

Resumo

Os índices visuais detalhados de Nyvad e ICDAS+LAA são considerados válidos e reprodutíveis para o exame em dentes decíduos. No entanto, a validade de critério tem sido realizada com o corante vermelho de metila, que pode estar subestimando a atividade das lesões de cárie. Para confirmar a validade e confirmar ou refutar a hipótese acerca do corante, este projeto propõe a validação preditiva desses índices visuais (Nyvad e ICDAS+LAA) em dentes decíduos. Para isso, as superfícies oclusais dos molares decíduos de 139 pacientes que participaram de pesquisa prévia realizada por Braga et al. (2010) serão reexaminadas. Serão ainda coletadas variáveis que podem estar associadas à atividade das lesões de cárie e semelhantes as coletadas no trabalho original. Serão realizadas análises ROC e cálculo de parâmetros relacionados à validade (sensibilidade, especificidade e acurácia) considerando dois desfechos (dentes hígidos + lesões inativas vs. lesões ativas e lesões inativas vs. lesões ativas) e usando como padrão de referência a progressão ou não das lesões inicialmente examinadas. Serão realizadas análises multinível para verificar a associação entre atividade de cárie e variáveis do dente e da criança, passadas (do estudo original) e recentes (do presente estudo). Serão comparados, também, os parâmetros de validade calculados para esse estudo e para o estudo prévio, através do teste de McNemar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORIANO, I.; BONINI, G. C.; MATOS, R.; NOVAES, T. F.; EKSTRAND, K. R.; MENDES, F. M.; BRAGA, M. M. How different do visuo-tactile criteria assess caries lesions activity status on occlusal surfaces?. ORAL DISEASES, v. 21, n. 3, p. 299-307, APR 2015. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Isabela Floriano Nunes. Validade preditiva de métodos para a avaliação da atividade das lesões de cárie em dentes decíduos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.