Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinza de biomassa florestal como corretivo de acidez e efeitos na sorção de imazetapir em solos

Processo: 11/16324-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Jussara Borges Regitano
Beneficiário:Bruna Botin Nascimento
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Química do solo   Herbicidas   Concentração de íons de hidrogênio   Sorção

Resumo

As fábricas de celulose e papel geram diversos resíduos em seus processos de produção. Dentre os resíduos, as cinzas de caldeira, também chamadas cinzas de biomassa, tem despertado preocupação dos órgãos ambientais devido à expressiva quantidade produzida. Neste estudo serão avaliadas a qualidade e a viabilidade técnica e ambiental do uso no solo de cinzas de biomassa provenientes das fábricas de celulose e papel como corretivos de acidez de solos e, paralelamente, os efeitos no comportamento sortivo do herbicidas imazethapyr. Quatro amostras de cinzas e três de solos serão coletadas em indústrias e áreas florestais representativas do Estado de São Paulo, mas com baixa fertilidade natural. Para tal, os solos serão incubados por 70 dias, com doses crescentes de cinzas (50, 70 e 90 % da saturação por bases), nos quais serão determinados o valores de pH, H+Al, Al, P, K, Ca, Mg, Na, C orgânico e micronutrientes (Zn, Cu, B, Fe, Mn, Ni) em diferentes períodos (7, 14, 21, 42, 70 dias). Paralelamente, isotérmas serão traçadas para determinar o potencial de sorção do herbicida imazatapir, o qual será calculado pelo modelo de Freündlich. Estas informações poderão auxiliar no estabelecimento de critérios para a disposição das cinzas de biomassa e futuras discussões e tomadas de decisões em projetos que regulamentam o uso de cinzas de biomassa em solos pelos órgãos ambientais, além de balizar o desenvolvimento de práticas de manejo para a aplicação do herbicida imazetapir, as quais poderão reduzir o uso deste herbicida e/ou reduzir o seu potencial de transporte do ponto de aplicação até as fontes de água superficiais ou subterrâneas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Bruna Botin. Efeito da cinza de biomassa florestal na fertilidade e na sorção de imazetapir em solos ácidos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.