Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação imunohistoquímica da expressão de vegf e plgf e esterológica da membrana corioalantóide a termo em éguas: influência sobre o peso e altura de potros ao nascimento.

Processo: 11/16374-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Claudia Barbosa Fernandes
Beneficiário:Carina de Fátima Guimaraes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Éguas   Placenta   Receptores de fatores de crescimento   Potros

Resumo

O projeto de pesquisa visa avaliar a esterologia, morfometria e a expressão dos receptores dos fatores de crescimento VEGF e PLGF, (VEGFR-1/Flt-1 e VEGFR-2/KDR) na membrana corioalantoideana a termo de éguas, com o objetivo de correlacionar variáveis respostas. O estudo será realizado por meio do acompanhamento dos partos de cinquenta éguas da raça Puro Sangue Inglês, em um haras localizado na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, durante a estação de parição de 2012 e 2013. Serão coletados três fragmentos de diferentes locais da placenta (corpo do útero, corno uterino gestante e corno uterino contralateral), que serão fixados e submetidos às análises estereológicas e imunohistoquímicas. Os resultados obtidos de densidade microcotiledonária, morfometria das diferentes regiões da placenta e presença de receptores de fatores de crescimento serão correlacionados a variáveis maternas (como peso, altura, idade e histórico reprodutivo), variáveis paternas (como idade, peso, altura e perímetro torácico) com variáveis neonatais como peso, altura e APGAR completo dos potros.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARAES, Carina de Fátima. Expressão de VEGF (VEGFR1/VEGFR2) e avaliação estereológica da membrana corioalantóide a termo em éguas Puro Sangue Inglês: influência da pluriparidade sobre o peso dos potros ao nascimento. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.