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O processo de construção do currículo comum para as escolas municipais de ensino fundamental: dando voz dos professores

Processo: 11/17748-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Beneficiário:Renata Serrano Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar   Ensino fundamental   Currículo de ensino fundamental   Professores   Pesquisa empírica   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Educação Escolar | Professores | Educação escolar

Resumo

Com a finalidade de garantir o processo de mobilidade do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de educação de Bauru SP, está sendo construído um currículo comum por intermédio de um projeto de extensão que conta com apoio da Universidade Estadual Paulista - UNESP. O presente trabalho tem como proposta analisar a visão dos professores sobre esse processo, uma vez que estes estão sendo convidados a participar da construção e são os mesmo que colocam o currículo em ação. Buscamos assim identificar suas percepções, concepções e expectativas sobre esse processo. Oficialmente, essa proposta de construção curricular, se pauta numa perspectiva democrática e participativa, porém os coordenadores pedagógicos são os interlocutores entre o grupo de professores especialistas e os professores do ensino fundamental, podendo gerar alguns equívocos e problemas de comunicação. Para isso, este projeto se apoiará na realização de uma pesquisa empírica de base qualitativa que utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação participante nas escolas e entrevistas com alguns docentes. Nossa hipótese é de que a proposta, mesmo pautando-se na perspectiva democrática e participativa, de construção de currículo comum para o ensino fundamental, não esteja sendo interpretada da mesma maneira nas diferentes unidades escolas, apresentando assim dificuldades para organização do trabalho, evidenciando um descompasso entre o projeto, o estudo do mesmo nas escolas e seus desdobramentos ao trabalho docente.(AU)

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