Busca avançada
Ano de início
Entree

Línguas na constituição da identidade: um estudo de pessoas surdas terena falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Processo: 11/16606-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Indígenas
Pesquisador responsável:Cristina Martins Fargetti
Beneficiário:Priscilla Alyne Sumaio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Povos indígenas   Língua Brasileira de Sinais

Resumo

O presente projeto compreende o estudo de crianças e jovens surdos terena, falantes de LIBRAS ou não (oralizados e que fazem leitura labial de português) em seu convívio com a família e a comunidade indígena, falante apenas de português e terena. Também analisará sua relação com a sociedade ouvinte e qual o papel das línguas na constituição dessas relações e da identidade dos surdos. Além disso, pretende comprovar a possível existência de uma língua terena de sinais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUMAIO, Priscilla Alyne. Sinalizando com os terena : um estudo do uso da LIBRAS e de sinais nativos por indígenas surdos. 2014. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.