Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da genotoxicidade, mutagenicidade, estrogenicidade e toxicidade das águas dos rios jaguari, atibáia e piracicaba, na região de influência da refinaria de paulínia

Processo: 11/16552-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Maria Tereza Pamplona Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Mutagênese   Disruptores endócrinos   Petróleo   Ecotoxicologia

Resumo

A industrialização apresenta inúmeros benefícios, mas também está associada a ações ambientais como a emissão constante de substâncias tóxicas no meio ambiente. As atividades industriais lançam diversos produtos químicos que contaminam os vários meios físicos como o solo, o ar e a água. A indústria de refino representa um importante setor da economia, mas em contra partida produz efluentes que podem ser ricos em metais pesados e outros compostos inorgânicos perigosos, além de uma infinidade de substâncias orgânicas com potencialidade de interagir com os organismos vivos. Dentre os contaminantes orgânicos derivados do petróleo, os mais importantes são os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA). Estes compostos, bem como os seus subprodutos, estão associados ao aumento da incidência de diversos tipos de cânceres no homem. Devido a estes fatores, tem havido um incentivo ao desenvolvimento e aplicação de novas técnicas que possam avaliar de maneira eficiente os componentes ambientais, decorrentes das atividades humanas. Sendo assim, o presente projeto tem por objetivo avaliar a genotoxicidade, mutagenicidade, estrogenicidade e toxicidade das águas dos rios Jaquari, Atibaia e Piracicaba, que estão em uma região sob a influência da atividade da refinaria de Paulínia - SP. Serão utilizadas técnicas, para a avaliação das águas destes rios, desenvolvidas com dois organismos teste altamente indicados para este fim como a Saccharomyces cerevisiae (leveduras) e células de hepatoma humano em cultura (HepG2). Serão desenvolvidos com estes organismos o ensaio do cometa e o teste de micronúcleo ,em cultura de células e testes de estrogenicidade, toxicidade e de dioxina-like com Saccharomyces cerevisiae. Os resultados obtidos permitirão estimar os possíveis perigos que as substâncias químicas lançadas por este tipo de indústria apresenta, além de buscar um maior conhecimento sobre o modo de ação destes compostos sobre as células e o material genético dos organismos expostos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAMPLONA-SILVA, MARIA TEREZA; CHRISTOFOLETTI MAZZEO, DANIA ELISA; BIANCHI, JAQUELINE; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Estrogenic Compounds: Chemical Characteristics, Detection Methods, Biological and Environmental Effects. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 229, n. 5 MAY 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Maria Tereza Pamplona. Avaliação da toxicidade e caracterização de hidrocarbonetos presentes em águas de rios que recebem efluente de indústria petroquímica. 2013. 115 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.