Busca avançada
Ano de início
Entree

A Sorocaba Railway Company (1907-1919)

Processo: 11/16954-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Lucas Mariani Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo

Resumo

No impulso do progresso no Brasil Império do século XIX, passado algumas tentativas frustradas, surge no Brasil as primeiras ferrovias, símbolos de modernidade. Nesse sentido, os fazendeiros do interior da província de São Paulo investem na criação de companhias de estradas de ferro particulares para suprir sua necessidade de escoamento dos seus produtos até a capital e até o porto de Santos. Assim, surge em 1875, a Estrada de Ferro Sorocabana, nosso objeto de pesquisa. No entanto, tal ferrovia passa por mudanças, sendo encampada pela União em 1904 e passada para o governo de São Paulo. Já em 1907 é arrendada por Percival Faquhar, assumindo características de formadora de centros urbanos. Contudo, os anos que fica sob administração privada, 1907 a 1919, são tumultuosos, voltando para as mãos do Estado. Visto isso, fica explicito nossa preocupação que, através dos relatórios de Presidente de Província, os dos Ministérios da Agricultura, Indústria, Viação e Obras Públicas, além de outros que envolvam nosso objeto nessa administração particular, buscaremos analisar essas mudanças ocorridas desde seu arrendamento em 1907, tornando-se uma empresa privada, até o fim dessa concessão, em 1919 a fim de traçar em linhas gerais o funcionamento dessa empresa ferroviária e de como essa empresa privada agiu para a formação sociocultural e estrutural do interior paulista e seu possível envolvimento com as diretrizes governamentais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Lucas Mariani. A Sorocabana Railway Company : a relação de uma empresa ferroviária privada com as diretrizes governamentais (1907-1919). 2014. 136 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.