Busca avançada
Ano de início
Entree

Da rua 25 de Março para São Paulo: o caminho dos sírios e libaneses pela cidade

Processo: 11/16957-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Paulo Daniel Elias Farah
Beneficiário:Juliana Mouawad Khouri
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade cultural   Comerciários   Imigração árabe   Imigrantes   São Paulo (SP)

Resumo

Este estudo trata do percurso comercial e cultural dos imigrantes sírios e libaneses e seus descendentes na cidade de São Paulo. As áreas analisadas são a 25 de Março e adjacências, o bairro do Brás, Paraíso e Ipiranga. A análise e o dimensionamento dos processos de ocupação comercial e cultural dessas regiões envolvem uma pesquisa sobre a imigração geral e árabe, formação histórica dessas áreas e sua dinâmica urbana, bem como entendimento dos conceitos de identidade cultural e espaço. Utiliza-se também do levantamento de todos os estabelecimentos comercias e equipamentos culturais no perímetro definido para o Brás e região da 25 de Março e inventário dos equipamentos relacionados à imigração síria e libanesa nos bairros do Paraíso e Ipiranga. A pesquisa também utilizará entrevistas de história oral temática com representantes de instituições e negócios de origem árabe. O estudo dos dados obtidos estará baseado na transitoriedade das características sírias e libanesas e na mobilidade espacial desse grupo por essas áreas a partir do início da imigração árabe até os dias atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KHOURI, Juliana Mouawad. Pelos caminhos de São Paulo: a trajetória dos sírios e libaneses na cidade. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.