Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil de expressão de microRNAs e sua associação com resposta a drogas quimioterápicas em linhagens celulares de tumor de cólon

Processo: 11/19645-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Anamaria Aranha Camargo
Beneficiário:Gustavo Starvaggi França
Instituição-sede: Laboratório de Biologia Molecular e Genômica. Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   MicroRNAs   Expressão gênica

Resumo

O câncer colorretal está entre as três maiores causas de morte por câncer no mundo. O seu diagnóstico é feito por meio de análises histopatológicas, que definem o grau de estadiamento da doença. O tratamento é conduzido conforme o estadiamento observado. Para os casos mais avançados (estadios III e IV), recomenda-se a ressecção cirúrgica associada à terapia adjuvante, na qual se faz uso de diferentes drogas quimioterápicas. Contudo, o câncer colorretal é uma doença de alta heterogeneidade genética. A resposta clínica dos pacientes submetidos à terapia adjuvante é extremamente variável, o que torna mais problemático delinear o tratamento adequado. Por isso, é essencialmente importante compreender os mecanismos envolvidos com a quimioresistência e a progressão tumoral, de forma que o diagnóstico e o tratamento possam ser mais efetivos e personalizados.Os microRNAs são RNAs não codificantes que atuam na regulação de diversos processos celulares. Inúmeros estudos têm mostrado que alterações nos níveis de expressão de microRNAs influenciam diretamente os processos de quimioresistência e tumorigênese, servindo inclusive como marcadores de diagnóstico. Considerando o potencial dos microRNAs como reguladores da expressão gênica, este projeto tem como proposta investigar, através do sequenciamento de segunda geração e métodos computacionais, o perfil de expressão de microRNAs e sua associação com a resposta ao tratamento com diferentes drogas quimioterápicas previamente testadas em linhagens celulares de tumor de cólon. Para isso, serão desenvolvidos métodos para a identificação de microRNAs conhecidos e possivelmente caracterizar novos microRNAs. Também serão investigados os genes alvo dos microRNAs, tendo como objetivo desvendar mecanismos de regulação envolvidos com a resistência e sensibilidade a compostos anti-tumorais e fatores que atuam na tumorigênese do câncer de cólon. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCA, GUSTAVO S.; VIBRANOVSKI, MARIA D.; GALANTE, PEDRO A. F. Host gene constraints and genomic context impact the expression and evolution of human microRNAs. NATURE COMMUNICATIONS, v. 7, APR 2016. Citações Web of Science: 15.
HINSKE, LUDWIG CHRISTIAN; FRANCA, GUSTAVO S.; TORRES, HUGO A. M.; OHARA, DANIEL T.; LOPES-RAMOS, CAMILA M.; HEYN, JENS; REIS, LUIZ F. L.; OHNO-MACHADO, LUCILA; KRETH, SIMONE; GALANTE, PEDRO A. F. miRIAD-integrating microRNA inter- and intragenic data. DATABASE-THE JOURNAL OF BIOLOGICAL DATABASES AND CURATION, OCT 6 2014. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.