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O professor no programa São Paulo Faz Escola: afinal, quem faz a escola?

Processo: 11/20161-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Géssica Priscila Ramos
Beneficiário:Milena Veneziano Paes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Trabalho docente   Professores   Currículos e programas   Ensino fundamental e médio   Ensino fundamental   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:política educacional | Professor | São Paulo faz Escola | Trabalho Docente | Política Educacional Paulista

Resumo

O programa intitulado São Paulo faz escola consiste em uma nova proposta curricular-pedagógica elaborada e implementada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) para a rede estadual de ensino. O programa abarca os conteúdos curriculares e as expectativas de aprendizagem para o ciclo II do ensino fundamental e para o ensino médio, disseminando para todas as escolas da rede sua concepção educacional. Mas qual o espaço de participação que o docente tem nesse programa e qual sua importância dentro dele, ou melhor, para o programa, quem "faz a escola"? Baseada nessa questão, este projeto objetiva compreender a concepção de professor presente no programa São Paulo faz escola mediante a análise do seu contexto de formulação e da sua estrutura e funcionamento, dando enfoque aos aspectos que impactam direta ou indiretamente no trabalho docente. Para tanto, serão utilizados como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica e documental. (AU)

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