Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores clínico-patológicos e expressão imunoistoquímica de potenciais marcadores preditivos para metástase cervical em carcinoma epidermóide inicial (T1-T2) de língua e assoalho bucal

Processo: 11/03507-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 19 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luiz Paulo Kowalski
Beneficiário:Natalie Kelner de Queiroz
Instituição-sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias bucais   Carcinoma de células escamosas   Oncologia

Resumo

O carcinoma epidermóide (CEC) de boca permanece como o câncer mais freqüente da região de cabeça e pescoço. Apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento, o prognóstico dos pacientes portadores de carcinoma epidermóide de boca permanece sem grandes mudanças nas últimas décadas. O comprometimento dos linfonodos regionais continua sendo o fator mais importante no estabelecimento do prognóstico desses pacientes. A ocorrência de metástase em CEC de língua e assoalho bucal é alta, provavelmente devido à ampla rede vascular, linfática e sanguínea, presente nestas regiões e a incidência de metástases ocultas nos linfonodos cervicais de pacientes portadores de CEC de boca, estádios clínicos I e II varia de 23,1% a 42% e permanece como um forte argumento para a indicação do esvaziamento cervical eletivo. A identificação de moléculas que estão associadas ao processo metastático e a elucidação de seu papel neste processo podem ser importantes para a exploração de novos métodos para o diagnóstico precoce, avaliação prognóstica e padronização de novas estratégias terapêuticas. A determinação criteriosa de pacientes com CEC de boca e um maior risco de desenvolverem metástases regionais com base no conhecimento biológico tumoral pode ser usada para uma adequada e segura seleção para indicação de esvaziamento cervical eletivo. O objetivo do presente estudo é avaliar características clínico-patológicas e a expressão imunoistoquímica de marcadores biológicos potencialmente associados ao risco de metástase linfonodal de carcinomas epidermóides iniciais (T1-T2) de língua e assoalho bucal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KELNER, NATALIE; RODRIGUES, PRISCILA CAMPIONI; BUFALINO, ANDREIA; FONSECA, FELIPE PAIVA; DOS SANTOS-SILVA, ALAN ROGER; COSTA MIGUEL, MARCIA CRISTINA; LOPES PINTO, CLOVIS ANTONIO; PAES LEME, ADRIANA FRANCO; GRANER, EDGARD; SALO, TUULA; KOWALSKI, LUIZ PAULO; COLETTA, RICARDO D. Activin A immunoexpression as predictor of occult lymph node metastasis and overall survival in oral tongue squamous cell carcinoma. HEAD AND NECK-JOURNAL FOR THE SCIENCES AND SPECIALTIES OF THE HEAD AND NECK, v. 37, n. 4, p. 479-486, APR 2015. Citações Web of Science: 25.
KELNER, NATALIE; VARTANIAN, JOSE GUILHERME; LOPES PINTO, CLOVIS ANTONIO; COUTINHO-CAMILLO, CLAUDIA MALHEIROS; KOWALSKI, LUIZ PAULO. Does elective neck dissection in T1/T2 carcinoma of the oral tongue and floor of the mouth influence recurrence and survival rates?. BRITISH JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL SURGERY, v. 52, n. 7, p. 590-597, SEP 2014. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.